Porto Velho (RO) será sede nesta sexta-feira (6) do Seminário sobre Agroecológica: Integrando Recursos e Parceiros para a Produção Sustentável. O evento marca, oficialmente, o lançamento da tecnologia social Produção Agroecológica Integrada Sustentável (Pais) na região Norte do país.
A tecnologia é inspirada na atuação de pequenos produtores que optaram por uma agricultura sustentável, sem uso de produtos tóxicos e com a preocupação de preservar o meio ambiente, integrando técnicas simples e já conhecidas por muitas comunidades rurais.
O seminário acontecerá no auditório do Centro de Educação Tecnológica e de Negócios de Rondônia (Cetene), à avenida Governador Jorge Teixeira, 3146, Setor Industrial, a partir das 8h30.
Porto Velho contará, a partir de agora, com a instalação de cem unidades de produção em propriedades rurais que desenvolverão a tecnologia, garantindo a subsistência das famílias, que poderão comercializar o excedente de sua produção. A produção excedente será adquirida pela prefeitura municipal, principal parceira do Pais, para o cardápio da merenda escolar.
A implantação do Pais significa a redução da dependência de insumos de fora das propriedades, diversificação da produção; a utilização, com eficiência e racionalização, dos recursos hídricos, alcançar a sustentabilidade em pequenas propriedades, além de produzir hortaliças e leguminosas, por exemplo, em harmonia com os recursos naturais.
“O alcance desses objetivos só é possível devido à iniciativa e à criatividade dos produtores rurais e do incentivos de instituições capazes de fomentar e articular ações que gerem sustentabilidade”, acredita Newman Costa, coordenadora técnica do Pais no Sebrae Nacional.
São Parceiros o Ministério da Integração Nacional, o Sebrae, a Fundação Banco do Brasil, a prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria de Agricultura e da Coordenadoria Municipal de Políticas para as Mulheres e, futuramente, Secretaria Municipal de Educação.
Palestras
Estarão presentes o prefeito de Porto Velho, Roberto Eduardo Sobrinho; o diretor de Administração e Finanças do Sebrae Nacional, Carlos Alberto dos Santos; o presidente da Fundação Banco do Brasil, Jacques Pena; o diretor de projetos da Secretaria de Programas Regionais do Ministério da Integração Nacional, Fábio Cunha; o superintendente do Banco do Brasil em Rondônia, Fernando Carlos Pelisser; além de Francisco Teixeira Linhares, presidente do conselho deliberativo do Sebrae em Rondônia.
Haverá, também, palestras de técnicos de ministérios e secretarias, além do Sistema Sebrae.
*
VEJA TAMBÉM:
*
Sebrae leva delegação de floricultores da região Norte a Holambra (SP)
*
Tribunal de Justiça recebe a visita do cônsul de El Salvador