Faculdades investem na qualificação do setor terciário em Rondônia com cursos inéditos

Faculdades investem na qualificação do setor terciário em Rondônia com cursos inéditos

Faculdades investem na qualificação do setor terciário em Rondônia com cursos inéditos

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Na perspectiva da realização de grandes obras em Porto Velho, entre elas as usinas do Madeira, que por sua vez tendem a atrair um grande número de pessoas para a capital, surge a necessidade de qualificação de pessoas para atender a demanda de serviços. Apostando no crescimento econômico e do surgimento de novos empreendimentos na cidade em médio e longo prazo, dois cursos superiores lançados recentemente mostram um novo cenário que se desenrola para a qualificação de profissionais no setor terciário. Os inovadores cursos são novidades não só na capital, mas no estado de Rondônia: o de Hotelaria e o de Gastronomia, ministrados por faculdades distintas, ambos com dois anos de qualificação. Esses dois novos cursos surgem da necessidade de absorver e atender com qualidade o grande número de migrantes esperados para a capital. De acordo com estudos elaborados pela Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação (Sempla) quando da elaboração do Plano Diretor, de 2008 a 2010 Porto Velho terá um incremento de 40.400 pessoas. Esse número, de acordo com estimativas, em condições normais só seria alcançado em 2015. REGIONALIZAÇÃO Para Jun Alex Yamamoto, coordenador do curso de Hotelaria, essa é uma área de serviços que possui suas próprias características organizacionais. Sua principal finalidade é o fornecimento de hospedagem, segurança, alimentação e demais serviços inerentes à atividade de receber o hóspede. Em Porto Velho esse novo seguimento de hotelaria ainda é restrito, até mesmo devido a não disponibilização do aperfeiçoamento da área. “A nossa expectativa em cima do curso é muito positiva, pois trazemos na ementa matérias relacionadas tanto a área de hotelaria quanto ao turismo, além do inglês, considerado essencial para os profissionais desse seguimento. A tarefa de administrar não é fácil, especialmente quando se trata de empreendimento tão diversificado quanto um hotel”, ressaltou o coordenador. Para o professor Cesar Almada formado em Gastronomia na faculdade Estácio de Sá no Rio de Janeiro, a inovação para se criar o curso em Porto Velho, surgiu da vontade de trazer para a população qualidade em termo de alimentação. De acordo com o professor ele é o único gastrônomo formado na capital e que devido à carência de profissionais qualificados a faculdade resolveu apostar nesse novo ramo que visa não somente valorizar a culinária local, mas também trazer o que há de novo em termo de alimentação até mesmo de outros países e também do Brasil, não perdendo os costumes regionais em termo de alimentação. “Esse curso é para pessoas que têm curiosidade de aprender e dar satisfação ao cliente, pois o interessante não é matar a vontade de comer e sim saborear e satisfazer-se com a qualidade da alimentação”, disse o Cesar Almada.
QUALIFICAÇÂO PROFISSIONAL
Na capital ainda são poucos os hotéis e restaurantes que buscam oferecer serviço de qualidade, com excelência, aos seus clientes exatamente pela falta de profissionais qualificados. De acordo com João Adelino, gerente de um hotel na capital, o seguimento da hotelaria deve crescer muito no estado, mas reconhece que “somos carentes de profissionais nessa área”, disse. Ao citar um exemplo que aconteceu no hotel que administra, Adelino disse que houve um tempo em que teve que mandar funcionários para se aperfeiçoarem fora do estado devido à carência de profissionais qualificados. Para Giuesep Romano dono de um dos restaurantes mais freqüentados da capital, a falta de profissionais de gastronomia complica muito a administração dos restaurantes quanto ao atendimentos das expectativas dos clientes. “ Temos em nossa grade de profissionais pessoas com cursos específicos em culinária, mas seria muito melhor se fossem todos profissionais graduados”, ressaltou Romano.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS