Consumo de cocaína e de maconha aumentou no Brasil, aponta relatório da ONU

Consumo de cocaína e de maconha aumentou no Brasil, aponta relatório da ONU

Consumo de cocaína e de maconha aumentou no Brasil, aponta relatório da ONU

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O consumo de cocaína e maconha tem aumentado no Brasil, segundo o Relatório Mundial sobre Drogas 2008, do Escritório das Nações Unidas contra Drogas e Crime (Unodc), divulgado hoje (27). Quanto à cocaína, o consumo tem diminuído em boa parte do mundo, mas tem aumentado em países da América do Sul, e o Brasil aparece como o segundo maior mercado das Américas, com um total de 870 mil usuários. A prevalência anual da cocaína (consumo da droga pelo menos uma vez ao ano) no país passou de 0,4% para 0,7% na população com idade entre 12 e 65 anos em 2005, período em que foi concluído o último levantamento do governo federal, por meio de pesquisas domiciliares. Em relação ao consumo de maconha, o aumento avaliado como de maior importância pelo Unodc foi registrado no Brasil, um reflexo, segundo o órgão, do aumento na disponibilidade de maconha e haxixe no vizinho Paraguai. A prevalência anual desta droga chegou a aumentar duas vezes e meia, passando de 1% em 2001 para 2,6% em 2005. O relatório aponta ainda que o contrabando de cocaína na região andina em direção à Europa – via África – passou de 5% em 2004 para 12% em 2006. A Colômbia aparece em primeiro lugar no ranking de países de origem para a droga, seguida pelo Peru. Já as apreensões de cocaína realizadas em países africanos indicam que o país de trânsito mais importante é o Brasil, seguido pela Venezuela. A América do Sul, junto à América Central e à região do Caribe, foi responsável por 12% do total de apreensões globais de maconha. Os maiores volumes da droga foram apreendidos no Brasil (167 toneladas), na Bolívia (125 toneladas) e na Colômbia (110 toneladas).
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS