O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO) aumentou em cem por cento a capacidade de processamento do seu servidor, resolvendo definitivamente um problema que vinha acontecendo na queda do sistema de informática da autarquia, agilizando assim o atendimento aos usuários da Ciretran de Porto Velho e em todas as Circunscrições de Trânsito – Ciretrans, localizadas em todos os municípios do Estado.
O novo servidor, instalado na última quarta-feira (13) na Coordenadoria de Processamento de Dados é um modelo Libra 300, com capacidade de memória principal de 8 GB, memória secundária de 400 GB, e velocidade de processamento de 1000 RPM. O novo equipamento adquirido tem o dobro da capacidade de processamento do sistema anteriormente em uso.
Segundo o diretor-geral do Detran, Eduardo Bastistela, que foi pessoalmente verificar o funcionamento do novo servidor e acompanhar os procedimentos de emissão de taxas e documentos na Ciretran, o equipamento permite acessar todos os dados a respeito da frota, além de registrar todas as baixas e transferências feitas através do Detran desde 1998, quando o órgão foi integrado ao Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam).
“A confiabilidade desse equipamento supera em muito à do modelo anterior, que estava em funcionamento. Acreditamos que esta resposta, ou seja, o investimento em alta tecnologia, é o cumprimento de uma obrigação para com o usuário, que recolhe taxas e espera rapidez no processamento de seus documentos”, resume Eduardo Batistela.
Com o novo equipamento, a emissão para o pagamento de taxas e de documentos fica definitivamente normalizado. A emissão das taxas de licenciamento, seguro obrigatório, e taxa do bombeiro através do site do Detran www.detran.ro.gov.br voltam a funcionar durante 24 horas, uma vez que o mesmo havia sido restringido ao horário das 15h às 8h horas.