Um incêndio de grandes proporções tomou conta de um terreno baldio de aproximadamente 50m de frente e 200 de fundo, localizado na avenida Rio Madeira, no bairro Nova Esperança, na tarde desta quinta(14). Com quase uma hora de incêndio, o fogo alto quase atingiu a rede elétrica da via, porém foi controlado pela ação dos bombeiros militares.
De acordo com o comandante da operação, sargento BM Tenório, em função do acero que a rua Rio Madeira possui, o fogo não se alastraria fora dos limites do terreno, ao fundo e nas laterais também há ruas e um muro em uma das lateral do lote. “Nossa preocupação era a rede elétrica, por isso, tratamos de resfriar o mato que fica embaixo dos fios e fizemos a contenção das chamas”, afirmou o sargento.
È possível que o fogo tenha sido causado por causas naturais, “fundo de garrafas ou latas que sofrem ação do calor e acabam gerando o fogo”, explicou o sargento.
CUIDADOS NA ÉPOCA DA SECA
O sargento BM Tenório lembra que nessa época do ano, quando as chuvas são escassas, aumenta o número de incêndios em terrenos baldios, isso devido ao acúmulo de produtos inflamáveis ou distração do cidadão que acaba tocando fogo para limpar seu terreno, joga pontas de cigarro, etc.
Esses descuidos, propositais ou não, podem causar danos terríveis ao meio ambiente, pois aliados a baixa umidade do ar e a falta de vento para dissipar a fumaça, aumentam a poluição na camada atmosférica, contribuem para o aquecimento global, e causam uma sensação de desconforto nas pessoas.