Na manhã dessa segunda-feira (09) os servidores das Centrais elétricas de Porto Velho Ceron e Eletronorte iniciaram uma paralisação de 48h em função de reivindicações não atendidas pelas companhias. A greve está acontecendo na região norte e nordeste. Os atendimentos de serviços essenciais na capital estão sendo realizados no Shopping Cidadão.
Segundo os eletricitários “É hora de dar um basta nesta situação. Até aqui o CNE buscou o diálogo por entender que o momento do setor é favorável, com a criação da Nova Eletrobrás e sua reestruturação , com novos investimentos com recursos do PAC, a ampliação do Programa Luz para Todos, bem como a aprovação da lei que permite a Holding participar como majoritária em novos empreendimentos, mas a total falta de respeito apresentada até agora nos leva ao caminho inevitável do embate para conquistar nossas reivindicações e garantir nossas conquistas ganhas há mais de 10 anos, nesse sentido estaremos realizando as paralisações nacionais” dizem os coordenadores da paralisação.
Os eletricitários exigem respostas concretas e objetivas, caso contrário, ameaçam intensificar as ações em todo país. Entre as principais reivindicações dos eletricitários está o ganho real, o fim da CCE-09 e 10 e a unificação de benefícios, entre outras.