Unir realiza ato em solidariedade às vítimas do conflito em Corumbiara

Unir realiza ato em solidariedade às vítimas do conflito em Corumbiara

Unir realiza ato em solidariedade às vítimas do conflito em Corumbiara

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Nesta segunda-feira, 11 de junho, o Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos – Cebraspo, em parceria com diversas entidades estudantis estará realizando um Ato com as vítimas do conflito de Corumbiara, ocorrido há quase 12 anos. Na madrugada do dia 9 de agosto de 1995, a PM e jagunços invadiram a fazenda Santa Elina, local onde estavam acampadas cerca de 600 famílias de camponeses. Antes, porém, a PM já tinha negociado a saída com as famílias, mas de forma traiçoeira iniciou o conflito de madrugada. Os camponeses, em legítima defesa, empunharam uma resistência para evitar mais mortes. O resultado: mais de uma dezena de mortos, inúmeros torturados, feridos e vários desaparecidos. O Conflito de Corumbiara foi conhecido no mundo inteiro pela sua barbaridade e pelos requintes de crueldade impostos pela PM e por jagunços. Anos depois, os mandantes foram absolvidos e os camponeses foram condenados, em uma das maiores aberrações da história jurídica brasileira. As vítimas até hoje não foram indenizadas e atualmente cobram do governo Lula as indenizações. À época, Lula visitou o conflito e afirmou “se um dia eu for presidente do Brasil, indenizarei todas as famílias e desapropriarei a fazenda Santa Elina, para fins de reforma agrária”. Hoje, os camponeses pretendem ir até Brasília para cobrar de Lula esta promessa. O Ato de Solidariedade desta segunda-feira ocorrerá no Auditório Paulo Freire, no Campus Universitário da Unir, na BR 364 sentido Rio Branco/AC a partir das 08h30. Entre os presentes estarão o Prof. Dr. Clodomir de Moraes e de Wenderson Francisco dos Santos, o Ruço, camponês absolvido em abril e que esteve preso durante anos sob a acusação desse crime. Ruço deverá agradecer a todos que colaboraram com a campanha pela sua liberdade além de relatar os maus tratos e abusos que sofreu nas prisões.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS