Cassol se reúne com força tarefa do Ministério Público para resolver os problemas da saúde
O governador Ivo Cassol, acompanhado do secretário da saúde, Dr. Milton Moreira e do prefeito da capital, Roberto Sobrinho, reuniu-se na manhã desta terça-feira (05/6) na sala de reuniões do Ministério Público, em Porto Velho, com representantes do Ministério Público Estadual, Federal e do Trabalho, para buscar soluções e discutir os motivos da não aprovação de vários projetos encaminhados ao Ministério da Saúde.
Cassol apresentou os investimentos já feitos no setor e expôs as dificuldades que o estado enfrenta para administrar a saúde, uma vez que os recursos repassados pelo Ministério da Saúde são poucos, muito aquém das reais necessidades. O Governador foi enfático ao demonstrar que “a demora na aprovação dos projetos – quando são aprovados – também ajudam a aumentar o sofrimento daqueles que buscam atendimento na rede estadual de saúde”.
A coordenadora de Projetos e Convênios do Ministério da Saúde, Lúcia Dias, explicou que atualmente o ministério adotou a internet como meio de agilizar e baratear o recebimento de pré-projetos, avaliando previamente a viabilidade e implantação, mas que muitas vezes os projetos, tanto municipais quanto estaduais, não são aprovados por não atenderem as normas técnicas do Ministério.
A reunião durou toda a manhã e se prolongou no início da tarde. Dela também participaram o Procurador-Geral de Justiça, Abdiel Ramos Figueira, a Promotora de Justiça do Consumidor e da Saúde, Emília Oiye, o Procurador da República, Francisco Marinho, o Procurador-Chefe da Procuradoria Geral do Trabalho, Ailton Vieira dos Santos, o Secretário Municipal de Saúde, Sid Orleans, além de representantes dos conselhos municipal e estadual de saúde, entre outros.