O Departamento de Estradas de Rodagem e Transportes (DER) iniciou nesta semana a execução do ‘Projeto Recapeamento Urbano’, lançado pelo Governo do Estado para atender os 52 municípios de Rondônia. O trabalho é executado no município de Nova Brasilândia e depois seguirá para as cidades de Castanheira e Alvorada, na região de Rolim de Moura.
O investimento neste projeto, de acordo com o diretor-geral do Departamento, engenheiro Jacques Albagli, gira em torno de R$ 15 milhões com investimento próprio da administração estadual, onde serão recuperados mais de 500 quilômetros de asfalto nos 52 municípios. Albagli destacou que o trabalho é executado pelo próprio DER, o que significa economia aos cofres do Estado, vez que o órgão evitou a contratação de empreiteiras.
“Apresentamos o ‘Projeto Recapeamento Urbano’ ao governador Ivo Cassol e ele prontamente autorizou a execução. Cassol ressaltou a importância da idealização que beneficiará toda a população rondoniense, lembrando que nenhuma outra administração estadual havia mostrado preocupação com o asfalto dos municípios”, explanou o diretor-geral.
O governador tem dado atenção especial a todos os municípios. Prova disso é a interligação das 52 cidades de Rondônia por rodovias asfaltadas, idealização esta que deve ser concluída no final deste ano com o lançamento de mais três pavimentações. Também foi criado o Fundo de Infra-estrutura de Transporte e Habitação (Fitha) para auxiliar as prefeitas de Rondônia. E agora foi lançado o ‘Projeto Recapeamento Urbano’ – lembrou Albagli.
O recapeamento do distrito de Migrantenópolis, em Novo Horizonte, já foi realizado. Agora o trabalho é executado em Nova Brasilândia. O serviço está sendo vistoriado pelo diretor executivo do DER, Dilmar Golin. Ele ressaltou que o trabalho de tapa-buraco e limpeza das ruas é da prefeitura. A função do Departamento, disse Golin, é apenas executar o recapeamento.