Ao participar do 5º Fórum da Soja e do 1º Simpósio Perspectivas do Etanol para Rondônia, promovido no parque de exposições da Aviagro, em Vilhena, no último domingo, o governador Ivo Cassol voltou a defender a construção das usinas hidrelétricas de Jirau e Santo Antônio, no rio Madeira e destacou o grande potencial que o Estado possui para a produção de biocombustível e de etanol.
“Estive recentemente no Sul do País, participando de importantes eventos do setor do agronegócio e a aposta de todos os empresários é na produção de álcool. Em Rondônia, temos terra e condições climáticas para a produção de cana-de-açúcar e precisamos investir nesse setor. Para isso, o Governo oferece incentivos fiscais aos empresários que queiram instalar indústrias ligadas ao setor do etanol e biodiesel”, destacou.
Cassol foi uma das autoridades que assinou a ata de implantação da Comissão de Bioenergia, Energia Limpa e Renovável do Estado de Rondônia (COMBIO-RO), que vai buscar fortalecer o setor de produção de etanol e bioenergia no Estado.
“O Brasil e o mundo necessitam de etanol e temos aqui outras perspectivas com o biodiesel produzidos a partir de oleaginosas como o bacuri, produzindo energia mais barata e principalmente com menos agressão ao meio ambiente do que os combustíveis fósseis”, observou Ivo Cassol.
Novos tempos na Assembléia – No mesmo evento, aproveitando a presença dos deputados estaduais Neodi Carlos, presidente da Assembléia, Euclides Maciel, Ezequiel Neiva e Luizinho Goebel, o governador fez questão de apoiar de público as ações moralizadoras que estão sendo conduzidas pela mesa diretora e os demais deputados.
“Antes, projetos de interesse da população ficavam até seis meses ou mais parados, agora, com o Promec, por exemplo, a sua execução foi autorizada em menos de uma semana, o que demonstra o compromisso daquela Casa em apoiar o Estado nas ações de interesse da comunidade”, completou o governador.