FIMCA realiza atividades em comemoração ao Dia Nacional de Luta antimanicomial

FIMCA realiza atividades em comemoração ao Dia Nacional de Luta antimanicomial

FIMCA realiza atividades em comemoração ao Dia Nacional de Luta antimanicomial

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Com o slogan - “Toda pessoa tem direito à liberdade e ser tratada com dignidade”, - acadêmicos do quinto período do Curso de Enfermagem das Faculdades Integradas Aparício Carvalho – FIMCA, sob a supervisão da professora Aline dos Anjos, da disciplina Saúde Mental, promoveram, sexta-feira, 18, evento em comemoração ao Dia Nacional de Luta Antimanicomial no auditório da Instituição. Na abertura das atividades, a professora Aline dos Anjos chamou o diretor da FIMCA, Aparício Carvalho, para compor a mesa assim como o presidente do diretório acadêmico do Curso de Enfermagem, Ademir Pereira, a coordenadora do Curso de Enfermagem, professora Cláudia Jarina, e a palestrante da noite, a coordenadora estadual de Saúde Mental, Regina Correia. Professora Aline destacou ainda a presença no auditório das professoras, Nazaré e Rosali, das duas turmas do quinto período que participaram das atividades e ainda acadêmicos do terceiro e quarto períodos que ali estiveram prestigiando o evento. Na ocasião, a coordenadora estadual de Saúde Mental, Regina Correia falou sobre a organização dos serviços do centro de atendimento psicosocial (Caps) que conta com cinco mil pacientes cadastrados, e que recebem atendimento. Falou ainda da reforma psiquiátrica em Rondônia para diminuir as internações, objetivo das atividades promovidas pelos acadêmicos de Enfermagem da FIMCA que apresentaram uma dramatização teatral enfocando visitas domiciliares e atendimento ambulatorial. De acordo com a professora Aline, “a comemoração do Dia Nacional de Luta Antimanicomial, tem como objetivo evitar a internação de pacientes que têm transtornos mentais e fazer com estes pacientes retornem ao convívio familiar e da sociedade da forma mais harmônica. Este é o objetivo principal, mas queremos também sensibilizar os acadêmicos a enxergarem os doentes com transtorno mental de forma diferente do habitual”. O diretor da FIMCA, Aparício Carvalho enfatizou a sensibilidade demonstrada pelos acadêmicos de Enfermagem da FIMCA, que perceberam importância de comemorar este dia 18 de maio, Dia Mundial de Luta Antimanicomial com o objetivo de retirar nossos pacientes com Transtorno mental do manicômio e oferecer tratamento digno, pois eles são marginalizados pela sociedade, por isso a iniciativa dos acadêmicos merece um elogio especial e muitas felicitações, pois geralmente a sociedade não discute os problemas de saúde mental. Aparício disse ainda que “assim como estes pacientes são marginalizados, aqueles que trabalham com eles também são marginalizados”. “Os pacientes com transtorno mental precisam de carinho, afeto, sociabilidade e a assistência necessária para sua reabilitação. Estou feliz pela presença dos profissionais e acadêmicos de Enfermagem que trouxeram o problema para ser debatido no âmbito da academia e aproveito para parabenizar a iniciativa da professora Aline, que junto com os acadêmicos coordenou este evento aqui na FIMCA”.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS