Audiência Pública marca o primeiro dia do Projeto Explosão da Cidadania em Guajará-Mirim
Em atuação conjunta do Ministério Público de Rondônia, Secretaria de Estado da Saúde, Agência de Vigilância Sanitária Estadual e Conselho Estadual de Saúde, foi realizada no primeiro dia de atividades do Projeto Explosão de Cidadania em Guajará-Mirim, na segunda-feira (5), uma fiscalização em cinco unidades de saúde do município: Hospital Bom Pastor, Posto de Saúde Altamiro Barroso, Posto de Saúde Enfermeira Eunice Maciel, Centro de Atenção Psicossocial e Casa do Ancião.
Antes da fiscalização, o diretor do Centro de Apoio Operacional Cível (CAO-Cível) , Procurador de Justiça Gilberto Barbosa, esteve reunido com os Promotores de Justiça Julian Imthon Farago e Evandro Araújo Oliveira, na sede da Promotoria, que estão dando apoio a todas as atividades desenvolvidas no município.
Na parte da manhã, foi realizada uma reunião com o Prefeito do Município, José Mário de Melo; as secretárias municipais de Saúde, Trabalho e Assistência Social e o Presidente da Câmara de Vereadores, Vanderlei de Oliveira Brito. Nesta oportunidade o CAO CÍVEL e o Promotor de Justiça da comarca, apresentaram o Projeto Explosão de Cidadania, solicitando apoio e participação de todos.
Ao final do dia, na Câmara de Vereadores, realizou-se uma audiência pública, a qual teve início às 17h e prosseguiu até às 21h com a casa lotada, ouvindo-se a população quanto aos problemas de saúde pública e demais questões envolvendo direitos dos idosos e das pessoas com deficiência.
Na audiência pública distribuiu-se a Cartilha do Idoso, publicação recente do CAO CÍVEL, além de formulários que foram preenchidos e devolvidos pela população, contendo informações sobre os temas abordados na audiência pública, os quais serão tabulados e utilizados para obtenção de dados acerca da efetividade da prestação do direito a saúde, dos idosos e pessoas com deficiência oferecidos em Guajará-Mirim.