Começa às 9h desta segunda-feira (5), no auditório da Semed em Ji-Paraná, o fórum que vai debater onde serão aplicados os R$ 124,8 milhões destinados pelo governo federal ao Território Central, integrado por 13 municípios da região de Ji-Paraná e escolhido para encabeçar o Programa Territórios da Cidadania em Rondônia.
O programa prevê o crescimento dos territórios brasileiros com menor índice de desenvolvimento humano (IDH) através do investimento em projetos que beneficiem as ações territoriais. São duas linhas de ação: apoio à atividade produtiva e acesso a direitos e fortalecimento institucional.
Na reunião em Ji-Paraná, cerca de 100 participantes debaterão o Plano Territorial de Ações Integradas (PTAI) do território. De acordo com o delegado federal do MDA em Rondônia, Olavo Nienow, este plano deverá analisar as demandas de todos os programas do governo federal e ajusta-las ao montante de recursos. "É o fórum quem decide quem vai ser atendido", explica.
Programa gera expectativa
Os investimentos dos Territórios da Cidadania já trazem expectativa a Rondônia. Presidente da Federação dos Trabalhadores da Agricultura do estado, Lázaro Aparecido Dobri, aposta na agroindustrialização e infra-estrutura rural como principais metas do programa na região de Ji-Paraná. Ele ainda destaca o envolvimento de vários ministérios tendo como fim o desenvolvimento sustentável. "O ponto mais importante é a integração das ações entre os ministérios, o enfoque comum entre elas", diz.
A recém-criada Coopervida, cooperativa com sede em Ouro Preto do Oeste, investirá na produção orgânica e conta com o desenvolvimento local a ser proporcionado pelo programa. "Estar localizada no Território Central vai ser bom para acessar recursos dos Territórios da Cidadania", diz o técnico Antônio Deuzemínio, filiado à cooperativa.
Serviço:
Fórum de discussões do Plano Territorial de Ações Integradas
Local: Auditório da Semed, avenida Almirante Barroso, esquina com JK,
bairro Casa Preta, Ji-Paraná.
Quando: 5 e 6 de maio, das 9h às 18h