A Secretaria de Assistência Social do Estado está apoiando o Encontro de Lideranças Indígenas do Estado, que acontece de sete a nove de maio no auditório da própria Seas em Porto Velho.
Segundo a secretária de Assistência Social do Estado, Irany Freire Bento, o objetivo do evento é escolher os conselheiros que representarão as comunidades indígenas do Estado na Coiab - Coordenação das Organizações Indígena da Amazônia Brasileira -.
Criada em reuniões de líderes indígenas em abril de 1989, a Coiab é a maior organização indígena do Brasil, contando com 75 organizações membros dos novos estados da Amazônia Brasileira (Amazonas, Acre, Amapá, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia e Roraima).
A técnica da Seas, Elsie Shocknnes se reuniu nesta semana com os representantes dos povos indígenas Orlando e Neide Karitiana para definir o apoio que a pasta está dispensando ao evento, o qual deverá reunir representantes de todo o Estado. “Durante esse encontro em Porto Velho, que terá vários temas na pauta, será discutido o Projeto Demonstrativo para Povos Indígenas”, informou Elsie.
Neide Karitiana , que é presidente da Organização das Mulheres Índias de Rondônia Noroeste e Sul do Amazonas, esclarece que a Coiab foi fundada para ser o instrumento de luta e de representação dos povos indígenas da Amazônia Legal Brasileira pelos direitos básicos(terra, saúde, educação, economia e interculturalidade)
“A Coiab são associações locais, federações regionais, organização de mulheres, professores e estudantes indígenas.”, afirmou Neide, ressaltando que juntas essas comunidades somam aproximadamente 430 mil pessoas, o que representa cerca de 60% da população indígena do Brasil.