Dar aos assessores de juiz mais subsídios para o desempenho de suas atividades, considerando que a função exige uma preparação especial já que estes lidam diretamente na atividade fim do Poder Judiciário. Este é o principal objetivo do Curso para Assessores de Juiz, que iniciou hoje, 23 de abril, no Centro de Treinamento do Tribunal de Justiça de Rondônia. Trinta assessores estão participando da capacitação que é coordenada pela Escola da Magistratura de Rondônia (Emeron).
A abertura foi feita pelo juiz Alexandre Miguel, vice-diretor da Escola, que transmitiu aos assessores uma visão geral acerca do curso que tem duração de 24 horas e 50 minutos e acontece no período de 23 a 27 de abril e 2 e 3 de maio. De acordo com o vice-diretor, o mesmo curso já foi ministrado para alguns assessores que atuam em comarcas do interior do estado como Ji-Paraná e Cacoal. “O aprimoramento, buscando reciclagem e maior conhecimento jurídico, para prestar uma jurisdição mais eficaz e clara é o nosso principal objetivo. Esta é a primeira de outras atividades que o TJ/RO pretende desenvolver para a capacitação dos assessores neste ano de 2007”.
No primeiro dia os assessores revisaram a prática da sentença criminal, com o juiz Francisco Borges, que fez questão de ressaltar a importância da categoria para o aumento da produtividade nas varas. Os juízes Wanderley José Cardoso (Processo Civil) e João Adalberto Castro Alves (Sentença Cível), professores da Escola da Magistratura de Rondônia, e a professora de língua Portuguesa, Maria Luzia Godoi Navarrete, completam o corpo docente responsável pelo curso.