A força-tarefa formada pelo Ministério Público de Rondônia, Ministério Público Federal e Ministério Público do Trabalho realizou, na semana passada, uma inspeção no Hospital João Paulo II e na Policlínica Manoel Amorim de Matos, no bairro do Eldorado. A inspeção foi acompanhada pelos secretários estadual e municipal de Saúde, Milton Luiz Moreira e Sid Orleans, respectivamente, e o procurador do Estado, Ricardo Antônio de Aguiar, além de técnicos das duas secretarias.
A inspeção nas duas unidades de saúde, uma sob a responsabilidade do Estado e outra do município, foi definida na terceira reunião da força-tarefa, realizada no dia 16 de abril, na sede da Procuradoria Regional do Trabalho. Participaram da inspeção a promotora de Justiça Emilia Oiye, da Promotoria do Consumidor e da Saúde do Ministério Público Estadual; o procurador da República, Francisco Marinho; o procurador regional do Trabalho, Ailton Vieira dos Santos; e o procurador do MP junto ao Tribunal de Contas, Paulo Cury.
Os integrantes da força-tarefa observaram “in loco” os problemas enfrentados pela população que busca atendimento nas duas unidades de saúde. Em ambas, os integrantes da força-tarefa avaliaram o cumprimento da escala dos médicos, o estoque de medicamento nas farmácias e as condições físicas dos prédios, como enfermarias, consultórios e laboratórios.
A força-tarefa volta a se reunir em maio, no Ministério Público Estadual, para mais uma rodada de discussão sobre propostas para sanar as deficiências encontradas no setor de saúde. Dessa vez, a reunião vai contar com a participação de representantes do Ministério da Saúde.