Rondônia discute implementação do ensino de historia afro-brasileira

Rondônia discute implementação do ensino de historia afro-brasileira

Rondônia discute implementação do ensino de historia afro-brasileira

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Com a proposta de elaborar o plano nacional para implementação da Lei 10.639/03, que torna obrigatória a disciplina de História e Cultura Afro-brasileira nas instituições de ensinos fundamental e médio das redes públicas e particulares, a técnica do Ensino Médio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Carmem Denise dos Santos, representou Rondônia no Encontro Diálogos Regionais, realizado nos dias 9 e 10 deste mês, em Belém (PA). De acordo com a professora, o foco das discussões foram as experiências da implementação da lei que servirão como base para elaboração do Plano Nacional que definirá as estratégias que nortearão a aplicação da norma em todas as escolas brasileiras. Segundo Carmem Denise, além de tratar sobre a alteração da Lei de Diretrizes e Base (LDB), o encontro discutiu a formação inicial e continuada de professores para o ensino da temática étnico-racial e a produção de material didático que trate do assunto. “A coordenadora geral, Leonor de Araújo, da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade do Ministério da Educação (Secad/MEC), explicou que a nova norma especifica que se deve privilegiar o estudo da história da África e dos africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional. Determina ainda que os conteúdos devam ser ministrados no decorrer de todo o currículo escolar, com atenção especial para as áreas da educação artística, literatura e história brasileiras”, disse a professora que representou Rondônia no Encontro, acrescentando que a temática indígena foi incluída com base na Lei 11.645/08. Para o secretário estadual da Educação, professor Edinaldo Lustoza, a inserção dessa disciplina no currículo escolar é uma forma de o Brasil recompensar a exclusão dessa camada da população, evidenciada desde o início de sua história, com a adoção de um modelo que impediu o acesso de milhões de brasileiros à escola. Lustoza destacou também que em Rondônia, apesar de ainda não conter todo o conteúdo, o material escolar entregue este ano aos estudantes da rede estadual já traz abordagem diferente para os povos afro-descendentes, que antes eram citados apenas como escravos. “Sem dúvidas essa disciplina vai dar uma nova visão aos alunos sobre o papel dos negros e índios no Brasil e também servirá como um mecanismo para dissipar preconceitos ou discriminações raciais”, observou o titular da Seduc. *VEJA TAMBÉM: * Palestra debate “Economia Criativa” hoje em Porto Velho * MP mobiliza estudantes para participarem de mutirão contra dengue
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Qual sua opinião sobre o bloqueio de emendas parlamentares?
Você acredita que a gestão Hildon Chaves realmente teve 90% de aprovação?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS