Começaram ontem (01.04), em Guajará-Mirim, as atividades do "Mês de Vacinação dos Povos Indígenas" (MVPI), promovido pela Funasa, em parceria com o Ministério da Saúde. Durante o mês de abril, moradores das aldeias localizadas na região serão vacinados contra diversas doenças. O projeto tem como objetivo complementar as ações de imunização, uma vez que o realizado pela Core-RO é constante. O MVPI é uma complementação desta ação.
Segundo a enfermeira supervisora do Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) Porto Velho, Acássia Monteiro, o município de Guajará-Mirim foi o escolhido por possuir a maior população indígena de Rondônia. "A meta é imunizar a população das 33 aldeias atendida pela Core-RO, através de um trabalho realizado em parceria com a Secretaria de Saúde de Guajará-Mirim e Secretaria Estadual de Saúde", afirmou.
O projeto visa fortalecer a vigilância epidemiológica das doenças imunopreveníveis nas aldeias de difícil acesso; aumentar a cobertura e acesso a vacinação, reduzindo iniqüidades na população indígena; melhorar a qualidade e fortalecer o sistema de informação de imunizações e vigilância epidemiológica nos Dseis prioritários, entre outras ações.
O calendário de vacinação para os povos indígenas prevê vacina contra hepatite B, rotavírus humano; tetravalente, difteria, tétano, coqueluche; poliomielite, vacina tríplice bacteriana; febre amarela; entre outras.
*
VEJA TAMBÉM:
*
Ibama apresenta plano de combate ao desmatamento à Justiça Federal
*
Falta assinatura do termo aditivo para Governo liberar obras do Bumbódromo em Guajará-Mirim