Sebrae reúne artesãos para discutir design de biojóias e pequenos artefatos em madeira

Sebrae reúne artesãos para discutir design de biojóias e pequenos artefatos em madeira

Sebrae reúne artesãos para discutir design de biojóias e pequenos artefatos em madeira

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Biojóias, pequenos artefatos em madeira, embalagens criadas à base de papel reciclado, entre outros artefatos produzidos por artesãos da região central de Rondônia, terão reforçada sua qualidade em função de uma consultoria em design que será desenvolvida pelo Sebrae em parceria com o Centro de Educação Tecnológica e de Negócios de Rondônia (Cetene) até outubro de 2007. Estudos nesse sentido vêm sendo realizados durante reuniões com um grupo de 50 artesãos que atuam nos municípios de Ariquemes, Ouro Preto do Oeste e Ji-Paraná, no interior do Estado. As discussões tiveram início na última quinta-feira (29) e vão até a próxima terça-feira, 3 de abril. A consultoria contribuirá para a qualidade final dos produtos dos artesãos, com o repasse a eles do conhecimento sobre padronização necessária à comercialização e apresentação em eventos como feiras de negócios e, ainda, a possível inclusão em catálogo de artesanato de Rondônia. As reuniões contam com a participação da gestora do Projeto de Artesanato da Região Central de Rondônia, Franciluci Nascimento, e do designer do Cetene, Vicente de Paula Carvalho. A maioria dos participantes do projeto vive exclusivamente de artesanato. Muitos deles evoluíram, deixando sua antiga profissão para dedicar-se exclusivamente à nova atividade produtiva, mais rentável, conseguindo obter um meio de ampliar conhecimento e também se estabilizar no mercado. Exemplo do atual estágio é Daniel Costa e Silva, de Ji-Paraná. Ele antes atuava na criação de galinhas e passou a produzir pequenas caixas e baús para decoração. Hoje, como artesão, precisa trabalhar sua produção porque não consegue vencer os pedidos. Divulgação A preocupação com a adoção de um design na produção artesanal da região também tem a ver com a criação, pelo Projeto de Artesanato do Sebrae de um catálogo em que serão publicados os trabalhos, com divulgação nacional, o que poderá abrir oportunidades de negócios futuros para o artesão rondoniense, que produzirá peças com características próprias de sua região. Parceiros Para viabilizar a elaboração do catálogo, o projeto está em busca de parceiros, inclusive as prefeituras municipais e empresas privadas, para se tornarem parceiras na publicação. São parceiros do Projeto Artesanato as prefeituras de Ji-Paraná, Ouro Preto do Oeste e Ariquemes, o governo estadual, Associação Comercial e Industrial de Ji-Paraná, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Banco da Amazônia, Senai e Ibama.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS