Com o apoio do Tribunal de Justiça de Rondônia, a Associação dos Magistrados do Estado de Rondônia, em conjunto com a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), vai fazer o lançamento estadual da campanha “Mude um Destino”, nesta quarta-feira (28), que tem como objetivo gerar mecanismos para que todos possam, de alguma forma, ajudar a mudar os destinos de pequenos brasileiros que vivem em abrigos no Brasil, frutos de abandono, miséria e maus-tratos.
*O presidente em exercício do TJ/RO, desembargador Moreira Chagas, e a corregedora-Geral da Justiça, desembargadora Ivanira Feitosa Borges, presidente da Comissão Estadual Judiciária de Adoção, e a juíza Úrsula Theodoro de Farias, da vara da Infância e Juventude da comarca da capital, confirmaram presença na solenidade.
*A AMB lançou nacionalmente a campanha, no dia 14 de março. O evento está previsto para iniciar às 8h30min, na sede da Ameron em Porto Velho, situada na Estrada do Santo Antônio, nº 3603, Bairro Triângulo e vai ter a participação do vice-presidente da AMB e presidente da Amepe, Airton Mozart Valadares Pires e do secretário adjunto da AMB, Francisco Oliveira Neto.
*De acordo com a assessoria da Ameron, foram convidados magistrados, representantes de entidades e órgãos públicos ligados ao tema e a imprensa. Na ocasião será apresentado o documentário “O que o destino me mandar”, feito pela jornalista Ângela Bastos com o apoio cultural da AMB, que retrata claramente a triste situação das crianças e adolescentes que vivem em abrigos.
*Também serão distribuídas as cartilhas “Abrigo Legal” com informações sobre os direitos e deveres do abrigo e “Adoção passo a passo”, uma das principais peças da campanha, que desmistifica todo o processo de adoção além da apresentação de depoimentos de pais e crianças adotadas.
*Em breve também será lançado o hotsite www.amb.com.br/mudeumdestisno onde constarão todas as informações e notícias sobre a campanha e por onde poderá ser preenchido o formulário de solicitação do exemplar da cartilha Adoção passo a passo. Para ter acesso à íntegra do texto acesse: http://www.amb.com.br/portal/docs/noticias/passo_a_passo_adocao.pdf. A intenção é incentivar o retorno desses jovens à família biológica, além de estimular a prática da adoção. A iniciativa também busca orientar os dirigentes de abrigos sobre a legislação que trata do assunto.
Concurso Mude Um destino e Prêmio AMB de Jornalismo
*Para dar ainda mais força à campanha, foi criado o concurso Mude um Destino, que está dividido em duas categorias: Poder Judiciário e abrigos. Serão premiados trabalhos desenvolvidos com o intuito de melhorar a situação das crianças e adolescentes abrigados.
*Este ano o Prêmio AMB de Jornalismo terá a categoria especial Mude um Destino, voltada aos jornalistas que melhor abordarem o tema da campanha em suas matérias. Mais informações no site www.amb.com.br/mudeumdestino.