As famílias de seringueiros que trabalham na exploração do látex e na confecção do tecido da floresta em Machadinho do Oeste - RO ganharam dois importantes apoios, ambos da prefeitura: a doação de um terreno em que será construída a sede da cooperativa e, também, uma sala equipada com telefone que funcionará como show room de produtos - confecções, bolsas, calçados e acessórios.
Tais doações foram anunciadas durante recente reunião do comitê gestor do Projeto Tecido da Floresta, quando o prefeito Luiz Flávio de Carvalho fez a entrega do documento do terreno de 2 mil metros² à Cooperativa dos Povos da Floresta (Coopflora). Afora isso, mostrou-se disposto a injetar, através de convênio, recursos de R$ 5 mil para investimentos.
Diante da doação do terreno, a cooperativa prevê a construção de sua sede e uma unidade de produção do tecido da floresta. Já a sala em que haverá a exposição de produtos deve começar a funcionar dentro de sessenta dias, abrindo oportunidade à comunidade de Machadinho do Oeste e a visitantes - entre eles turistas - de conhecer o projeto, inserido na política de gestão estratégica do Sebrae.
"A iniciativa da prefeitura de Machadinho do Oeste significa importante passo em direção à consolidação do projeto Tecido da Floresta", salienta Lucimar Antônio Lubiana Gonçalves, gestor do projeto. Erni dos Santos Lima, presidente da Coopflora, que recebeu o documento de doação do terreno, garante que "a decisão da prefeitura representa muito para o projeto", em desenvolvimento também no município de Vale do Anari.
A doação da área para construção da sede da cooperativa foi presenciada por representantes de entidades que integram o comitê gestor - além da prefeitura local e do Sebrae, Secretaria de Desenvolvimento Ambiental de Rondônia, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, consultores do projeto e seringueiros.