Gays, lésbicas, bissexuais, travestis, transexuais e transgêneros comemoram o lançamento da Frente Parlamentar pela Cidadania GLBT, formada por deputados (as) e senadores (as) comprometidos (as) com os direitos humanos, com o combate à discriminação e ao preconceito de todos os tipos.
Na verdade, a antiga Frente Parlamentar pela Livre Expressão Sexual ganha um novo nome, uma vez que seu objetivo é juntar, num mesmo bloco, todos que defendem os direitos e combatem a discriminação contra os homossexuais. A Frente Parlamentar Pela Cidadania GLBT já nasce com a participação de 175 deputados e deputadas e 13 senadores e senadoras, totalizando 188 componentes.
O lançamento da Frente acontecerá no dia 21 de março, às 13h30 no Salão Nobre da Câmara dos Deputados. Representantes de todos os grupos organizados GLBT dos estados brasileiros estarão participando do lançamento, encabeçados pela ABGLT - Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais.
Representando a população de homossexuais do Estado de Rondônia encontra-se em Brasília, o presidente do Grupo Gay de Rondônia, Hélio Costa, que comemora a adesão da maioria dos deputados federais pelo Estado de Rondônia, como: Dr. Mauro, Ernandes Amorim, Eduardo Valverde, Anselmo de Jesus, Lindomar Garçon e da senadora Fátima Cleide. Hélio esteve nesta terça-feira nos gabinetes dos senadores Expedito Júnior e Valdir Raupp pedindo a adesão dos senadores a frente parlamentar pela cidadania glbt.
"Acredito que os deputados Donadon, Marinha Raupp e Moreira Mendes e os senadores Expedito Júnior e Valdir Raupp também irão aderir a frente porque se trata de direitos humanos de uma parte da população que são os homossexuais", afirmou Hélio Costa.
Através do Projeto Aliadas, a ABGLT pretende criar um bloco de parlamentares que defendam e proponham projetos de lei que promovam os direitos dos homossexuais.
'Esperamos que a Frente Parlamentar seja um grande reforço na nossa luta pela conquista de direitos pela comunidade GLBT', reforça Toni Reis, presidente da ABGLT. 'Temos avanços significativos no poder Judiciário e Executivo, mas não estamos tendo a mesma agilidade no legislativo, o que esperamos que aconteça com a nova composição da frente', completa.
A Frente Parlamentar Pela Cidadania GLBT tem caráter supra-partidário e seu lançamento está sendo apoiado pela Presidência da Câmara, que emitiu convite a todos os deputados e deputadas, senadores e senadoras.