Na última terça-feira (18), reuniram-se representantes da CERON e do 5º Batalhão de Engenharia e Construção – BEC, com a finalidade de acertar as tratativas do Convênio a ser firmado entre as Centrais Elétricas e o 5º BEC, visando acelerar as obras do Programa Luz para Todos na área de concessão da CERON.
O Tenente Coronel Viana, comandante do Batalhão, o Major Jailson e o Major J. Santos recepcionaram a equipe da CERON que foi integrada pelo Diretor-Presidente e o Diretor Técnico nesse primeiro encontro formal.
Paulo Roberto Silveira, presidente da CERON, fez um histórico do que tem sido desenvolvido pela Empresa, destacando a importância do programa. Ressaltou que a diminuição do êxodo no campo e a incrementação da eletrificação rural são fortes objetivos do Programa. O estímulo para que as famílias permaneçam em suas propriedades, com acesso ao conforto oferecido pela chegada da energia elétrica, favorecem a descoberta de novas atividades produtivas.
A energia elétrica também proporciona a melhoria da qualidade de vida, o aumento na produção agrícola em áreas irrigadas, a valorização da propriedade rural e o aumento de renda familiar, bem como o benefício à indústria e ao comércio. A previsão inicial de atendimento a 48.000 famílias poderá ser superada atingindo 70.000 famílias, com a evolução do programa.
Já é reconhecida a atuação do Exército Brasileiro na busca da inclusão social. Ao conveniar-se à CERON, no trabalho de eletrificação rural, mais uma vez o 5º BEC vem demonstrar sua preocupação com a população rondoniense.
Os aspectos técnicos e jurídicos do Convênio estam sob a análise da CERON e o 5º BEC, para assinatura no mês de abril.