Proposta leva a pequenas propriedades informação e tecnologia para aumentar a produtividade e tratar o negócio como empresa
Produtores de leite e proprietários de laticínios dos municípios de Mirante da Serra e Cacaulândia (RO) firmaram com o Sebrae em Rondônia termo de compromisso que garante sua participação no Projeto Leite e Derivados no triênio 2008-2010. Com isso, o grupo passará a ter assistência técnica e orientação sobre empreendedorismo, tratando suas propriedades como empresas rurais.
A assinatura do compromisso aconteceu no último sábado (15), durante dia de campo na fazenda experimental de búfalos leiteiros da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) em Presidente Médici, na região central de Rondônia.
Durante o dia de campo, denominado "Sistema de Produção de Búfalo Leiteiro", estiveram presentes representantes das instituições parceiras como a Embrapa, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Sebrae/RO, Secretaria de Agricultura, Produção e Desenvolvimento Econômico e Social (Seapes), Polícia Ambiental, Laticínio Flor de Rondônia, Associação de Produtores e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e o Idaron.
O dia de campo contou, ainda, com palestras e visitas de produtores a estações de recuperação de área de preservação permanente, sanidade e manejo de ordenha, reprodução de búfalos e manejo de pastagens e capineiras.
Antes da assinatura de compromisso, o Sebrae apresentou o projeto, previsto em seu sistema Gestão Estratégica Orientada para Resultado (Geor). A explanação foi feita pelo gestor Sebastião da Conceição Oliveira e pelo coordenador do projeto, Raimundo Ildomar Brasil de Carvalho.
"A proposta é para que as pequenas propriedades rurais de Mirante da Serra e Cacaulândia, ao entrarem no projeto, sejam administradas como empresas rurais, com controle de qualidade, fluxo de caixa, administração, participação em cursos de capacitação", lembra Brasil de Carvalho.
As ações desenvolvidas em Presidente Médici foram acompanhadas por Karla Fernanda Cardoso, coordenadora do Projeto Leite e Derivados do Sebrae no Espírito Santo. Ela também conheceu propriedades rurais nos municípios de Jaru, Ji-Paraná, Ouro Preto do Oeste e Presidente Médici.