Deflagrada no norte do estado de Mato Grosso na segunda-feira (10), após ser iniciada no Pará e estendida a Rondônia, a Operação Arco de Fogo já resultou no fechamento de uma serraria em Sinop e na autuação de uma madeireira em Alta Floresta.
Segundo a coordenação local do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), foi configurado “abuso de licença” na madeira ilegal mantida no pátio da serraria de Sinop. Além de aprenderem e lacrarem o maquinário, os fiscais multaram a empresa em mais de R$ 95 mil por não não comprovar a origem de mais de 500 metros cúbicos de madeira, serrada e em tora.
Em Alta Floresta, foram encontrados 168 metros cúbicos de material em situação irregular na madeireira fiscalizada. O local não foi fechado, mas o proprietário terá que pagar multa de R$ 39.335,00. Houve apreensão de um caminhão e dois tratores.
Operação Arco de Fogo
Realizada pelo Ibama, Polícia Federal e Força Nacional de Segurança, a Operação Arco de Fogo tem como objetivo combater a exploração ilegal de madeira nos 36 municípios que mais desmataram a Amazônia no ano passado – 19 deles estão em Mato Grosso.