*Em Porto Velho, cresceram assustadoramente os casos de invasão de residências por marginais armados com revólveres e pistolas. Os bandidos promovem verdadeiras torturas e humilhações com as vítimas e depois levam todos seus bens. O número de criminosos presos, não chega nem a metade dos assaltos que são registrados quase que diariamente na Capital.
*Este aumento é confirmado por todas as autoridades sérias deste Estado. No entanto, nada parece conter a ação dos marginais.
*Muitos são aqueles que criticam os imigrantes que chegam a Rondônia e que em pouco tempo voltam aos seus Estados de origem. Apesar de ser uma terra de oportunidades, Rondônia não oferece condições de vida dignas. Ninguém aceita ter uma carreira bem sucedida, negócios em expansão, se não houver segurança para si e para os filhos, principalmente. Ninguém deseja ser a próxima vítima destes marginais que agem de forma tão violenta.
*Mas, a violência é apenas o reflexo de vários outros fatores como a falta de opções de lazer, educação e principalmente punição para aqueles que cometem delitos.
*A Polícia Militar e a Civil estão fazendo o trabalho que lhes é ordenado, mas de nada adianta prender um marginal, se em menos de 24 horas ele está solto e pronto para agir novamente.
*Não é possível também agüentar a saída de presos do sistema penitenciário para prática de assaltos e outros crimes. Ao ser descoberto, o marginal ainda usa como álibi o fato de estar preso e, portanto, não poderia estar nas ruas praticando crimes. Não poderia mesmo. Mas em Rondônia isto acontece e com freqüência.
*A violência precisar ser contida, porém é necessário mudar as leis, pois, caso contrário, estaremos condenando todos nós a viver com medo.
*
VEJA TAMBÉM:
*
PM prende mais quatro foragidos da Justiça em Ariquemes
*
Operação "Tártaro" prende falsos dentistas em Vilhena