“Flexibilizar o acesso à educação”. Esse é o principal slogan do Instituto Luterano de Ensino Superior ao oferecer cursos semi-presenciais, modalidade que já se estabeleceu no mundo globalizado. Na Ulbra Porto Velho o número de pessoas interessadas em cursar uma graduação, especialização ou mesmo ter aulas de atualização em determinadas áreas, aumentou de forma significativa.
Neste último vestibular foram oferecidas vagas para os cursos de Administração de Empresas, Pedagogia, Letras, Gestão Financeira, Negócios Imobiliários e com uma novidade que teve muita procura neste semestre o curso de Serviço Social.
A Professora Chirlany Mendanha, explicou que a modalidade conectada (Negócios Imobiliários e Gestão Financeira) é um modelo semipresencial e multimididático. “As aulas presenciais acontecem duas vezes por mês para o curso de Negócios Imobiliários e Gestão Financeira o encontro acorre uma vez por mês e os demais cursos os encontros acontece uma vez por semana, com acompanhamento de um professor especializado na área.
O aluno também pode estabelecer contato com o professor através de um chat em tempo real e conta com o atendimento da secretaria local e a tutoria eletrônica que dará topo o suporte no desenvolvimento dos trabalhos”, disse ela.
A respeito dos valores cobrados pela faculdade ela comentou que as mensalidades variam de R$ 195,00 a R$ 200,00. “Todos os cursos são autorizados pelo MEC”, afirmou Chirlany.
A aluna do curso de Pedagogia, Monaliza, disse que escolheu a modalidade pela falta de tempo que ela tem, pois sua vida é uma verdadeira correria diária. “Como tenho que ir à Universidade apenas uma vez por mês, se torna possível continuar meus estudos”, disse, destacando que para ela, esse tipo de ensino possui a mesma qualidade que o presencial, pois existe um tutor que vai à sala de aula e o eletrônico para dar apoio.
A coordenadora do ensino à distância da Ulbra, professora especialista em educação, Creusa Aguiar, afirmou que são exigidos 20% de carga horária presencial durante o curso. “Nessas oportunidades os professores ministram as aulas nos pólos onde existem os cursos”, explicou.
Creusa destacou que atualmente a Instituição está atuando com o ensino à distância nos municípios da capital de Rondônia que são: Buritis, Ariquemes, Itapuã, Jaci - Paraná, Guajará-Mirim, União Bandeirantes e Triunfo. Também está presente em Rio Branco e no município de Tarauacá no Acre e ainda em Humaitá no estado do Amazonas.