A Faculdade São Lucas abre neste sábado, às 9h, a Campanha Saúde da Mulher, enfatizando o tema central "Mulheres pela Vida". A psicóloga Renata Campana, do Departamento de Talentos Humanos (DTH), fará uma explanação sobre a campanha. Em seguida será ministrada palestra educativa pela enfermeira Taiane Falcão Teixeira sobre o tema "Câncer de Mama e de Colo de Útero". A iniciativa leva em conta que a saúde da mulher exige cuidados e atitudes preventivas, especialmente quanto ao câncer de mama e de colo do útero, principalmente porque a grande maioria das mulheres desconhece o HPV (Papiloma Vírus Humano), o que ele causa e como é feito o tratamento.
Estudos mostram que o rastreamento em mulheres com idade entre 24 e 60 anos reduz a incidência cumulativa de câncer cervical em 91% e que a prevenção do carcinoma cervical tem a educação sexual como fator importante, tendo em vista que a detecção precoce do câncer de colo permite evitar ou retardar a progressão da doença. A campanha envolve as colaboradoras da Faculdade São Lucas, através de palestras, orientação e coleta de material para exames laboratoriais e, ao mesmo tempo, pretende conscientizar os colaboradores quanto ao incentivo à saúde de suas esposas.
Segundo pesquisas, o câncer de colo de uterino se configura como importante problema de saúde pública. No Brasil é a causa do maior número de mortes por câncer entre as mulheres e vem progredindo de forma assustadora entre as mais jovens. A campanha objetiva alertar que o câncer de colo do útero tem 94% de chances de cura, desde diagnosticada precocemente. As atividades, que fazem parte da programação do Dia Internacional da Mulher, estão sendo coordenadas pelo Departamento de Talentos Humanos (DTH) e pelo Núcleo de Eventos e Cerimonial (NEC).