Representantes do MP, MPT, MPF e TCE se reúnem com prefeito para discutir melhorias para a saúde
*A força-tarefa formada pelo Ministério Público de Rondônia, Ministério Público Federal, Ministério Público do Trabalho e Tribunal de Contas do Estado de Rondônia se reuniu na quinta-feira (1º), na sede da Procuradoria Regional do Trabalho (PRT), com o Prefeito de Porto Velho, Roberto Sobrinho, para estabelecer uma pauta de atuação que possibilite ao município resolver algumas deficiências identificadas no setor de saúde. A mesma agenda de encontro será mantida pela força-tarefa com o governador Ivo Cassol, para discutir as demandas da saúde no âmbito do Poder Executivo estadual.
* A reunião contou com a presença da Promotora Emilia Oiye, da Promotoria do Consumidor e da Saúde do MPRO; do Procurador-Chefe do Ministério Público do Trabalho em Rondônia, Ailton Vieira dos Santos; do Procurador da República Francisco Marinho e do Procurador do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE) Paulo Cury. Também estiveram presentes o Procurador-Geral do Município e o Secretário Municipal de Saúde.
* A criação da força-tarefa tem como objetivo desenvolver ações conjuntas dos Ministérios Públicos para buscar soluções para os problemas no setor de saúde tanto no Estado como no município. O prefeito Roberto Sobrinho reconheceu que apesar de todo esforço para melhorar a saúde no município, ainda existem várias deficiências. Existem hoje em Porto Velho 54 unidades de saúde. De acordo com o Prefeito, no ano passado o município investiu 19,5% do seu orçamento com a saúde, quando a lei estabelece no mínimo 15%. Ele adiantou ainda que estão sendo construídas novas unidades de saúde, além de reformadas e equipadas várias das já existentes.