Recadastramento é obrigatório para todos os imóveis rurais de Porto Velho, Nova Mamoré, Machadinho e Pimenta Bueno

Recadastramento é obrigatório para todos os imóveis rurais de Porto Velho, Nova Mamoré, Machadinho e Pimenta Bueno

Recadastramento é obrigatório para todos os imóveis rurais de Porto Velho, Nova Mamoré, Machadinho e Pimenta Bueno

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) publicou Instrução Normativa nessa semana que obriga o recadastramento de todos os imóveis rurais localizados nos municípios de Porto Velho, Nova Mamoré, Machadinho do Oeste e Pimenta Bueno. Imóveis acima de quatro módulos fiscais, ou 240 hectares em Rondônia, têm prazo até 2 de abril deste ano. A medida atende às exigências do decreto presidencial nº. 6321, que tem o objetivo de prevenir e controlar o desmatamento na Amazônia. Esses municípios foram apontados pelo Ibama como prioritários para essas ações, na portaria nº 28. A partir de 3 de março, a superintendência do Incra em Rondônia inicia um trabalho intensivo para atender aos proprietários, titulares de domínio ou possuidores a qualquer título de imóveis rurais nessas áreas. Em cada um desses municípios haverá uma equipe especial de atendimento. Estão sendo designados 36 servidores pelo órgão para recepcionar a documentação e dar orientações. A documentação exigida será o preenchimento dos formulários com dados sobre estrutura, uso, pessoais e de relacionamentos e o comprovante de entrega de declaração para cadastro de imóveis rurais (CE), acompanhados de plantas e memoriais descritivos. As plantas e memoriais descritivos dos imóveis acima de quatro módulos deverão ser produzidas às expensas do proprietário e os imóveis com área de até quatro módulos poderão ter o apoio do Incra, para isso terão o prazo estendido por dois anos. No Sistema Nacional de Cadastro Rural (SNCR) estão cadastrados 13.185 imóveis nos quatro municípios, sendo 11.277 de até quatro módulos e 1.902 acima disso. Porém, o chefe da divisão de ordenamento fundiário do Incra/RO, Francisco Sales Pinto, acredita que o número de imóveis existentes seja bem maior. Ele alertou que todos têm que se recadastrar, independente de estarem ou não no SNCR. Segundo ele, o recadastramento não dá direito a posse definitiva do imóvel. “O único objetivo é conhecer onde estão os imóveis e quem são os detentores, para uma finalidade de atender à questão ambiental”. Os documentos serão recepcionados e encaminhados para análise e emissão do Certificado de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR). Aqueles que não atenderem às exigências terão os CCIR’s suspensos.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Qual sua opinião sobre o bloqueio de emendas parlamentares?
Você acredita que a gestão Hildon Chaves realmente teve 90% de aprovação?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS