O Tribunal de Contas da União (TCU) definiu o próximo dia 7 de março como limite para a apresentação do planejamento completo da auditoria sobre os cartões corporativos da Administração Pública Federal. Esse programa guiará a execução dos trabalhos da equipe técnica. A data foi proposta pelo ministro-relator Valmir Campelo, e aprovada pelo Tribunal nesta quarta-feira (20).
O ministro já se reuniu preliminarmente com a equipe técnica do TCU encarregada da fiscalização. Campelo lembrou aos Analistas de Controle Externo que o Tribunal tem como missão apontar caminhos para aperfeiçoar os procedimentos da administração pública federal, sem ter como foco principal a preocupação excessiva em punir quem tenha cometido algum excesso. Essa meta se aplica também à auditoria dos cartões corporativos, na qual se pretende não apenas reprimir quem tenha agido mal, mas prevenir novas ocorrências.
O relator vê na auditoria dos cartões corporativos um grande desafio para o Tribunal de Contas da União, por envolver gastos de entes de toda a administração direta e indireta, dos três poderes da República.