A Polícia Federal informou que piratas virtuais estão enviando e-mails falsos em nome da instituição. As falsas mensagens, que podem infectar o computador dos internautas, acusam os usuários de terem acessado sites impróprios e informam que eles terão de responder a inquérito policial sobre o assunto.
O texto do e-mail pede que o internauta clique em um link anexado à mensagem. Caso o usuário faça isso, poderá ter o computador infectado por um vírus chamado cavalo de tróia (também conhecido como “trojan”).
A PF afirma que já iniciou investigações sobre os autores das mensagens, mas que não pode fornecer maiores informações enquanto o trabalho não for concluído.
A orientação é que internautas que receberem uma mensagem como essa apaguem imediatamente. Segundo a PF, o órgão não envia mensagens por e-mail para apurações de denúncias ou para abertura de investigação. Os e-mails enviados pela PF são sempre pelo endereço da Divisão de Comunicação Social (dcs@dpf.gov.br).
Cavalos de tróia são vírus ou outros malwares que dependem de uma ação do usuário para se instalar no computador. Costumam chegar por e-mail disfarçado de algo interessante ou curioso, como fotos, vídeos e apresentações de PowerPoint.
Após conseguirem se hospedar no computador da vítima, os trojans ajudam criminosos a conseguir informações pessoais dos usuários, como números de contas bancárias e senhas.