Acre-Esgota estoque de vacina contra febre amarela nos postos

Acre-Esgota estoque de vacina contra febre amarela nos postos

Acre-Esgota estoque de vacina contra febre amarela nos postos

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Após matérias veiculadas na mídia nacional sobre a suspeita de 26 casos de febre amarela em cidades da região Centro-Oeste do país, várias pessoas, em todo o Brasil, começaram a procurar hospitais e postos de saúde para se vacinarem contra a doença. No Acre a situação não é diferente. Nos postos de saúde da capital é comum encontrarmos pessoas a procura da vacina, principalmente, as que residem ou trabalham na zona rural. Em nenhum posto de saúde de Rio Branco, até a sexta-feira, era possível encontrar doses da vacina contra a febre amarela. De acordo com a Coordenadora de Segmento do Centro de Saúde Cláudia Vitorino, Maria do Rosário Noronha, a população está procurando os postos sem ter necessidade de ser imunizada. “Muitos vêm ao posto para se vacinar. Mas o que nós pedimos é que antes de virem, eles procurem suas carteirinhas de vacinação, assim nós podemos fazer uma triagem. Muita gente nem precisa tomar a vacina, porque ela só deve ser tomada de dez em dez anos”, afirma Maria do Rosário. A Secretaria Estadual de Saúde espera receber hoje cerca de 10 mil doses da vacina contra a doença, cerca de 5 mil doses serão distribuídas nos postos de saúde de Rio Branco. Mas chefe da Divisão das Doenças Imunopreveníveis do município, Ricleide Darub, informa que não haverá nenhuma campanha de vacinação. “Não vai ter nenhuma campanha, até porque não tem necessidade. Nós vamos vacinar apenas crianças menores de um ano, pessoas que vão viajar para o exterior ou para as áreas onde estão tendo casos e que mora na zona rural que esteja fora do período de dez anos. Mas os residentes em Rio Branco e que não vão sair daqui nós não vamos vacinar esses dias”, acrescenta Ricleide Darub. População procura prevenir-se Mesmo o governo federal negando que esteja havendo um surto de febre amarela, a população prefere se prevenir. É o caso da aposentada Maria das Dores Sales, 59, que veio a Rio Branco passar férias com familiares e agora vai retornar para a cidade de Manaus, onde reside. Ela foi à procura da vacina no posto de saúde Barral y Barral, localizado no bairro Estação Experimental, e não encontrou. “Estou com medo de viajar sem tomar a vacina. Quero voltar para Manaus, mas antes gostaria de ser vacinado. Quero tomar a vacina para me prevenir. Tenho medo de viajar sem tomar a vacina” disse a aposentada. De acordo com a aposentada, ela foi informada que poderia ser vacinada no posto de saúde do Aeroporto, já que viajará de avião. As enfermeiras informam que para quem vai sair do estado de avião há a possibilidade de tomar a vacina no Aeroporto, e para quem vai via terrestre poderá a vacina será aplicada no posto da Tucandeira, localizado na BR-364. Para atender às pessoas que viajam e precisam atualizar o cartão de vacinação, foi inaugurado na tarde de ontem, 19, o posto de vacinação do Aeroporto. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, o posto funcionará em dois períodos, das 9h às 15h e de 21h até a saída do último vôo.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS