Maternidade Municipal faz trabalho para reduzir índice de gravidez na adolescência

Maternidade Municipal faz trabalho para reduzir índice de gravidez na adolescência

Maternidade Municipal faz trabalho para reduzir índice de gravidez na  adolescência

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Já são 2007 crianças nascidas na Maternidade Municipal Mãe Esperança em apenas seis meses de atendimento. *Para homenagear as mães, o secretário Municipal de Saúde, Sid Orleans e a diretora da instituição, a médica Ida Pérea cortaram um bolo no final da tarde da última sexta-feira (12), com os funcionários. * Dos partos realizados até agora, 40% deles foram em adolescentes com idade entre 12 e 19 anos, segundo afirmou a diretora. * “Isto é motivo de preocupação”,destacou o secretário. Para tentar reduzir este índice, a direção da Mãe Esperança vem realizando um trabalho de planejamento familiar junto as adolescentes como forma de evitar a reincidência da gravidez. O trabalho consta de aconselhamento, fornecimento de anticoncepcionais injetáveis, comprimidos e inserção de DIU. *Sid Orleans destacou que o planejamento familiar não se limita apenas às adolescentes, as mães adultas também recebem orientação. *A meta da equipe da Maternidade é conscientizar as mães a terem um espaço entre uma gravidez e outra de no mínimo três anos, como determina a Organização Mundial de Saúde (OMS). * “A Mãe Esperança vem realizando também laqueaduras nas mulheres que se enquadram as normas que preconizam o planejamento familiar, ou seja, idade, número de filhos, entre outros fatores. Nesses seis meses de existência da Maternidade, depois de passar por rigorosa análise, 150 mulheres fizeram à laqueadura”, segundo Ida Pérea. *Os homens também estão sendo atendidos na Mãe Esperança com a vasectomia. * No último dia 11 foi realizada a primeira, e já tem um número considerável de homens na lista para fazer a cirurgia, de acordo com a diretora. *A maternidade dispõe de uma equipe médica para realizar vasectomia todos os dias, caso exista pacientes. * A médica Ida Perea explicou que “as pessoas interessadas em fazer esse tipo de esterilização, deve procurar o posto de saúde Oswaldo Piana, no Areal da Floresta ou a Policlínica Rafael Vaz e Silva, bairro Mato Grosso, onde serão atendidos e posteriormente encaminhados à Maternidade para se submeter a cirurgia”.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS