Ufam e Inpa desenvolvem projeto para diagnóstico da tuberculose

Ufam e Inpa desenvolvem projeto para diagnóstico da tuberculose

Ufam e Inpa desenvolvem projeto para diagnóstico da tuberculose

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A Universidade Federal do Amazonas (UFAM) desenvolve programa de computador para ajudar no tratamento da tuberculose. O novo método poderá substituir o homem na função de dar o diagnóstico. Durante os próximos dois anos, o programa será aperfeiçoado pela Universidade e no final de 2008 começará a ser testado pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA). O projeto utiliza uma câmera ligada a um microscópio. Uma fotografia é tirada da lâmina com bacilos e transferida para o computador. O programa de computador faz uma leitura da imagem, identifica a presença de bacilos da tuberculose pelas cores e formas, simula a visão humana e pode fornecer um diagnóstico mais preciso. Levantamento feito pelo INPA, demonstra que ainda hoje o correto diagnóstico da tuberculose depende do olho humano. Os técnicos tentam encontrar bacilos da doença em lâminas de microscópios. O método não é eficiente, pois muitas vezes a visão aparece borrada e sem contraste. De acordo com técnicos, o erro de diagnóstico pode chegar a 58%. Enquanto não recebe o tratamento correto, o paciente continua transmitindo a doença. A tuberculose atinge 90 mil brasileiros todos os anos - com maior incidência no Rio de Janeiro e Amazonas. A doença é causada por uma bactéria que afeta, além do pulmão, órgãos vitais como os rins, o cérebro e o intestino e pode levar à morte.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS