*As eleições para nova direção do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Jaru (STR), realizada na última quarta-feira (20/12), com duas chapas inscritas, foi vencida pela chapa 2, “Honestidade & Trabalho”, encabeçada pelo agricultor João Matias Vieira, com 60% dos votos válidos. A chapa vencedora recebeu o apoio da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e da Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetagro).
*A nova executiva do Sindicato ficou composta por João Matias, presidente; Noel Paulino, vice, José Conrado, sec. Finanças; Risonete M. Lopes, sec. Geral; Renato Correa, sec. Formação; Antonio Martins Gouveia, sec. Imprensa; Erli da Silva, sec. Políticas sociais; Elessandra Dutra da Silva, sec. Agricultura familiar e meio ambiente; Sebastião Bitencourt, coord. com. jovens; Clotilde Crepaldi; coord. com. Mulheres; e Brás Gerônimo da Silva, coord. de pol. da 3ª idade. Foram eleitos, ainda, os membros efetivos e suplentes do Conselho Fiscal.
*Em relação às principais metas da chapa 2, além de dar continuidade nas atividades e lutas atualmente desenvolvidas, são: a compra direta (CONAB); parceria com a Secretaria de Educação para cursos diferenciados ao meio rural; mais investimentos na Escola de Agricultores (Projeto Pe Ezequiel); buscar créditos rurais através de novos projetos para as associações, cooperativas e grupos organizados; cobrar melhoria no atendimento do INSS; além de lutar pelo respeito aos direitos dos idosos, como a Lei do Passe Livre; pela implementação de políticas para os jovens, através de eventos culturais, educativos, gincanas; e do consórcio social (Jovem Saber).
*O presidente da Fetagro, Lázaro Dobre, destacou a importância do STR-Jaru ter em sua direção pessoas que atuem em conjunto com a Federação e com a Confederação Nacional (Contag) para fortalecer a luta dos trabalhadores rurais. O presidente da CUT, Itamar Ferreira, ressaltou que as eleições transcorreram num clima de normalidade e conclamou a unidade da categoria, afirmando que “passada a fase da disputa, é importante que os companheiros das duas chapas atuem conjuntamente em benefício dos trabalhadores”.