O senador Expedito Júnior (PR/RO) entregou no início da tarde desta quinta-feira (20) ao governador Ivo Cassol (
sem partido), durante coletiva concedida no auditório da Infraero em Porto Velho, a Resolução nº 34 de 2007 do Senado Federal, em que determina a suspensão de todos os pagamentos de amortização e encargos relativos aos contratos firmados entre a União, o estado de Rondônia, o Banco do Estado de Rondônia (Beron) e da Rondônia Crédito Imobiliário S/A (Rondonpoup), firmado entre fevereiro de 1995 a agosto de 1998.
O pagamento ficará suspenso até que as partes contratantes determinem o valor efetivo do saldo corrigido e aprovado pelo Poder Legislativo do Estado de Rondônia.
O documento foi encaminhado pelo presidente do Senado, Garibaldi Alves Filho, ao governador Ivo Cassol e será publicado nos Diário do Senado Federal e Oficial da União, nesta sexta-feira (21), conforme consta no ofício assinado por Garibaldi Alves. Uma cópia do mesmo ofício foi encaminhada ao presidente Luis Inácio Lula da Silva (PT) e à ministra chefe da Casa Civil, Dilma Roussef.
Expedito agradeceu em especial ao governador Ivo Cassol pela confiança que o chefe do executivo teve no seu trabalho. “O governador sempre pediu votos para mim afirmando à população que eu seria um senador que realmente lutaria pelos interesses do estado. Este é apenas um pedaço da resposta a confiança que foi depositada em mim”, falou o senador se dirigindo ao público e ao governador.
O senador reforçou que o pedido de revisão e suspensão da dívida do Beron, que estava perdida no senado desde 2003, só aconteceu graças ao seu empenho, e aos apoios que buscou junto às lideranças de partido.
“Se esse exemplo fosse seguido pelos demais senadores e também pelos deputados federais, com todo respeito que tenho por todos, se todos tivessem juntado as forças, buscando apoio dos líderes dos seus partidos, o caso da transposição dos servidores já teria sido resolvido”, citou Expedito.
Júnior reafirmou que sua luta para o próximo ano será agilizar a votação da transposição dos servidores junto a Comissão de Constituição e Justiça do Senado (CCJ), e conseguir que o projeto seja corrigido nos moldes da transposição que já ocorreu, por exemplo, no quadros dos servidores do ex-território de Roraima.
Expedito agradeceu o empenho recebido dos senadores Artur Virgílio (PSDB/AM) e principalmente de Jose Agripino (DEM/RN), que chegou a falar que se o caso Beron não fosse votado naquele dia (18), a DRU não seria votada também.
Além do governador Ivo Cassol estiveram presentes na coletiva, alguns secretários estaduais, assessores, amigos e correligionários do governador e do senador Expedito, e também dos deputados estaduais, que suspenderam a sessão para recepcionar o senador.
O saguão do aeroporto internacional Jorge Teixeira e também o auditório da Infraero ficaram lotados pelo público que foi recepcionar o senador que chegou esta manhã de Brasília, além de vários integrantes da imprensa.
*
VEJA TAMBÉM
*
Expedito Junior garante que próxima vitória será a transposição dos servidores
*
Cassol comemora decisão do Senado de suspender a dívida do Beron