Tecido da floresta: bolsas e sandálias terão destaque em feira na capital

Tecido da floresta: bolsas e sandálias terão destaque em feira na capital

Tecido da floresta: bolsas e sandálias terão destaque em feira na capital

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Mantas de tecido, bolsas e sandálias confeccionados a partir do leite de seringueiras estarão expostos e destinados à comercialização durante a Feira de Artesanato, Flores Tropicais e Tecido da Floresta, que acontece entre 20 e 22 deste mês, em Porto Velho. O evento é uma realização de um grupo de parceiros, entre os quais o Sebrae em Rondônia. *Os artefatos são produzidos por grupos de seringueiros, inclusive familiares, na região de Machadinho do Oeste e Vale do Anari, no interior do Estado. “As peças são resultantes do constante trabalho de consultorias por especialistas de outros Estados, especialmente de São Paulo, que resulta na melhoria do design dos produtos, principalmente as bolsas”. *A explicação é de Carla Velozo Tourinho, consultora do Sebrae, coordenadora do Projeto Sustentabilidade do Tecido da Floresta. “Os produtos confeccionados são conseqüência de uma exploração racional da floresta amazônica, com os seringueiros ajudando na conscientização de que, preservada, a natureza contribui muito mais e por mais tempo para o desenvolvimento econômico da região”, reforça. *A variedade de produtos feitos a partir do extrativismo vem se diversificando com o passar do tempo. Isso tem feito com que o Projeto Tecido da Floresta tenha exposto, divulgado e até comercializado produtos em feiras e eventos dentro e fora de Rondônia. *Trata-se de uma nova alternativa econômica extraída dos seringais rondonienses, que tiveram a borracha como um dos principais ativos econômicos no início do século passado, durante o ciclo da borracha no Brasil. * “A presença do tecido da floresta na segunda edição da feira, que será no período de 20, 21 e 22 de dezembro, no Bingool Clube, em Porto Velho, gera uma boa expectativa, pois durante o primeiro evento, em maio último, os resultados quanto a vendas e prospecção de novos mercados foram muito bons”, acrescenta Carla Tourinho. Nesse contexto, a natureza também sai ganhando porque os seringueiros atuam como guardiões da floresta.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS