Prefeitos vão debater Lei do Saneamento em Cacoal nesta sexta-feira

Prefeitos vão debater Lei do Saneamento em Cacoal nesta sexta-feira

Prefeitos vão debater Lei do Saneamento em Cacoal nesta sexta-feira

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A lei federal que estabelece diretrizes nacionais para o saneamento básico será debatida nesta sexta-feira, 7, na cidade de Cacoal. A I Conferência Municipalista, com o Painel Saneamento Básico, está sendo promovida pelo Ministério Público de Rondônia em conjunto com a Associação Rondoniense dos Municípios – AROM. O evento começa às 8 horas, no auditório da Câmara dos Vereadores. Na abertura, falarão o Procurador-Geral de Justiça, Abdiel Ramos Figueira, e o Presidente da Arom, José de Abreu Bianco, prefeito de Ji-Paraná. Constam ainda da programação palestras pelo engenheiro civil Jorcy Francisco de França Aguiar, de Cuiabá, MT, consultor em saneamento básico, e da prefeita de Rolim de Moura, Mileni Mota, que abordará o tema “O Município e o Ato Regulatório do Saneamento Básico (Lei nº 11.445/07)”. Após as palestras, o Subprocurador-Geral de Justiça, Ivo Benitez, vai coordenar uma mesa de debates, que terá a participação, além de prefeitos, procuradores e promotores de Justiça, de vereadores e assessores municipais. A parte final do evento servirá para a elaboração de uma Agenda Municipalista Pró-saneamento. O Subprocurador-Geral de Justiça ressalta que com a edição da Lei do Saneamento, definiu-se a necessidade de os Municípios cumprirem uma agenda de ações específicas relativas ao saneamento básico, especialmente no tocante aos serviços de água e esgoto, que estão relacionados diretamente com o meio ambiente e a saúde da população. Com a conferência, o Ministério Público de Rondônia e a AROM iniciam os debates em torno da nova lei, a fim de que os Municípios definam um calendário específico de ações ligadas aos serviços de água, esgoto e demais serviços públicos tratados na norma. O passo inicial, para os municípios, se dará com a elaboração do plano de saneamento básico. A visão do Ministério Público, segundo Benitez, é que os Municípios garantam à população a prestação dos serviços essenciais, direta ou indiretamente, assegurando os direitos sociais previstos na Constituição Federal. “O saneamento básico é primordial para a saúde da população, reduzindo índices gravosos, por exemplo, de mortalidade infantil e de contaminação humana por endemias. Além disso, impede a degradação do meio ambiente”. O debate nacional em torno da Lei nº 11.445/07 envolve também as exigências do governo federal quanto ao seu cumprimento pelos Municípios como condição para a alocação de recursos, especialmente oriundos do PAC – Programa de Aceleração do Crescimento.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS