*O gerente de Defesa Sanitária Vegetal, da Agência Idaron, engenheiro agrônomo, Sérgio Miranda, anuncia que o órgão vem fiscalizando e orientando os produtores rurais do Estado, para a necessidade do manuseio adequado dos agrotóxicos no combate as pragas das lavouras e propriedades rurais. Ele lembra, que as embalagens vazias não devem ser reaproveitadas, serem guardadas em locais adequados e distantes das crianças e de animais domésticos.
*Os produtos químicos, conhecidos como agrotóxicos, ou seja, que matam insetos, fungos e bactérias, bem como outros seres vivos prejudiciais as culturas agrícolas, surgiram e começaram a ser industrializados em grande escala a partir da 2ª Guerra Mundial. No Brasil eles foram usados em larga escala a partir da metade do século passado, juntamente com os adubos químicos e solúveis.
*Sérgio recorda que no principio foram usados como uma das únicas soluções para todos os problemas na agricultura, porém com o passar dos anos, com a evolução das pesquisas e surgimento de legislações que regulamentam a produção, uso, comercialização, transporte e devolução de embalagens vazias de agrotóxicos esses produtos passaram a ser também fiscalizados em Rondônia.
*Com 64 escritórios em todo Estado, a Agência Idaron desempenha um papel importante com relação aos agrotóxicos, tais como: conscientização dos agricultores, comerciantes, consumidores e alunos de escolas sobre os cuidados no uso destes produtos. De acordo com Sérgio Miranda, estão cadastradas e são fiscalizadas 175 revendas de agrotóxicos, cadastrados 575 produtos, com mais de 30 mil receituários agronômicos tabulados, somente neste ano.
*Os técnicos do órgão realizam palestras e reuniões em comunidades e escolas em todo o estado, assim como junto as associações de revendas no sentido de orientar quanto a construção dos postos de recebimento de embalagens vazias. *Foram construídos quatro postos de recebimento de embalagens vazias, nos municípios de Ji-Paraná, Ouro Preto, Jarú e Vilhena e uma central em Cacoal. Atualmente se encontram em fase de construção mais 6 postos de recebimento.
Sérgio assegura que a Agência Idaron vem procurando levar uma melhor qualidade de vida aos produtores rurais, orientando quanto ao uso, e quando necessário e manuseio adequado dos agrotóxicos.