Idaron intensifica a fiscalização de agrotóxicos na zona rural do Estado

Idaron intensifica a fiscalização de agrotóxicos na zona rural do Estado

Idaron intensifica a fiscalização de agrotóxicos na zona rural do Estado

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

*O gerente de Defesa Sanitária Vegetal, da Agência Idaron, engenheiro agrônomo, Sérgio Miranda, anuncia que o órgão vem fiscalizando e orientando os produtores rurais do Estado, para a necessidade do manuseio adequado dos agrotóxicos no combate as pragas das lavouras e propriedades rurais. Ele lembra, que as embalagens vazias não devem ser reaproveitadas, serem guardadas em locais adequados e distantes das crianças e de animais domésticos. *Os produtos químicos, conhecidos como agrotóxicos, ou seja, que matam insetos, fungos e bactérias, bem como outros seres vivos prejudiciais as culturas agrícolas, surgiram e começaram a ser industrializados em grande escala a partir da 2ª Guerra Mundial. No Brasil eles foram usados em larga escala a partir da metade do século passado, juntamente com os adubos químicos e solúveis. *Sérgio recorda que no principio foram usados como uma das únicas soluções para todos os problemas na agricultura, porém com o passar dos anos, com a evolução das pesquisas e surgimento de legislações que regulamentam a produção, uso, comercialização, transporte e devolução de embalagens vazias de agrotóxicos esses produtos passaram a ser também fiscalizados em Rondônia. *Com 64 escritórios em todo Estado, a Agência Idaron desempenha um papel importante com relação aos agrotóxicos, tais como: conscientização dos agricultores, comerciantes, consumidores e alunos de escolas sobre os cuidados no uso destes produtos. De acordo com Sérgio Miranda, estão cadastradas e são fiscalizadas 175 revendas de agrotóxicos, cadastrados 575 produtos, com mais de 30 mil receituários agronômicos tabulados, somente neste ano. *Os técnicos do órgão realizam palestras e reuniões em comunidades e escolas em todo o estado, assim como junto as associações de revendas no sentido de orientar quanto a construção dos postos de recebimento de embalagens vazias. *Foram construídos quatro postos de recebimento de embalagens vazias, nos municípios de Ji-Paraná, Ouro Preto, Jarú e Vilhena e uma central em Cacoal. Atualmente se encontram em fase de construção mais 6 postos de recebimento. Sérgio assegura que a Agência Idaron vem procurando levar uma melhor qualidade de vida aos produtores rurais, orientando quanto ao uso, e quando necessário e manuseio adequado dos agrotóxicos.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS