Um trator que estava sendo transportado por uma carreta se soltou e tombou, ontem, por volta das 14h30, no viaduto Airton Senna, no início da avenida Recife, zona Centro-Sul de Manaus. O acidente causou um engarrafamento de mais de cinco quilômetros, deixando o trânsito lento por quase quatro horas na avenida Torquato Tapajós, zona Centro-Sul de Manaus. Ninguém ficou ferido.
A carreta é da empresa Marco Marcelino e levava dois tratores adquiridos pela Secretaria Municipal de Obras, Serviços Básicos e Habitação (Semosbh), na semana passada.
O acidente gerou um congestionamento do trânsito durante toda a tarde de ontem, causando uma fila de carros desde o início do viaduto Airton Senna até a empresa Philips, na Torquato Tapajós, também zona Centro-Sul.
Agentes do Instituto Municipal de Trânsito (Imtrans) foram acionados para o local e fizeram desvios para as avenidas Djalma Batista e Constantino Nery, ambas na zona Centro-Sul de Manaus.
Segurança
O motorista da carreta, Geraldo Rodrigues, admitiu que os tratores não foram presos a cordas de proteção quando colocados na carreta. “Geralmente, eu só coloco o freio de mão e várias pedras na frente dos pneus para evitar a queda das máquinas e nunca deu problema”, disse.
Na ocasião do acidente, disse o motorista, ele conduzia a carreta a menos de 40 quilômetros por hora e não havia carros na faixa ao lado da dele. O subsecretário da Semosbh, Marcelus Macião, que foi ao local do acidente, disse desconhecer a falta de cordas de proteção no transporte dos tratores. “Acho que não houve essa falha. Mas vamos verificar”, afirmou.
O diretor-presidente do Imtrans, Eduardo Castelo, informou que o trator tombado foi removido às 18h15 por um guindaste da Manaus Energia. De acordo com ele, a operação de retirada do trator contou com a ajuda da Semosbh, Corpo de Bombeiros, Manaus Energia e Imtrans.