Aplicação da “Prova Brasil” atende todos os municípios de Rondônia

Aplicação da “Prova Brasil” atende todos os municípios de Rondônia

Aplicação da “Prova Brasil” atende todos os municípios de Rondônia

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Todos os 52 municípios rondonienses foram atendidos durante a aplicação da Prova Brasil, certame promovido pelo Ministério da Educação (MEC) em parceria com o governo estadual, por intermédio da Gerência de Apoio Controle e Avaliação (Gaca), órgão ligado à Secretaria de Estado da Educação (Seduc). De acordo com responsável pela aplicação dos testes no Estado, professora Maria de Fátima Rodrigues, a Prova Brasil transcorreu dentro dos prazos previstos, avaliando o desempenho dos alunos rondonienses da rede pública de 4ª e 8ª série em língua portuguesa e matemática. Ela informou, na ocasião, que o certame é uma promoção do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela realização do exame em todo o Brasil. De forma voluntária, ainda segundo Fátima Rodrigues, todas as secretarias estaduais e municipais de educação do país aderiram à prova. “Participaram as escolas públicas urbanas que têm pelo menos 20 alunos em uma das séries avaliadas”, disse a educadora, lembrando que a data de encerramento das provas acontece nesta terça-feira (20). “Rondônia está de parabéns mais uma vez, sobretudo ao superar as metas dos organizadores dentro do prazo estabelecido pelo MEC”, observou. Plano de Desenvolvimento da Educação - Nos testes, os estudantes responderam a questões de língua portuguesa, com foco em leitura, e matemática, com foco na resolução de problemas. Os alunos também forneceram informações sobre fatores de contexto que podem estar associados ao desempenho e professores e diretores das escolas responderam a questionários que coletam dados demográficos, perfil profissional e de condições de trabalho. Como todos os alunos das turmas fizeram a prova, é possível avaliar o desempenho por escola e por município. Segundo Inep, ao conhecer os resultados da Prova Brasil, os diretores de escolas podem compará-los ao de outras e estudar como melhorar o desempenho. Os secretários estaduais e municipais também poderão ver o desempenho das várias escolas de sua jurisdição e elaborar políticas para reforçar a aprendizagem. Já o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) do Ministério da Educação (MEC) é amostral e permite apenas mensurar o desempenho geral do país, das regiões e dos estados. As notas na Prova Brasil e no Saeb, junto com as taxas de aprovação, reprovação e abandono escolar, compõem o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), instrumento de acompanhamento das metas de qualidade do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). *VEJA TAMBÉM: * Time da Polícia Militar em Jaru sagra-se campeão municipal de futebol amador * Licitação de transporte escolar em Ouro Preto é denunciada no MPE
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS