Reserva de gás salva o Brasil e pode ajudar Rondônia

Reserva de gás salva o Brasil e pode ajudar Rondônia

Reserva de gás salva o Brasil e pode ajudar Rondônia

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Há quem analise que a descoberta, pela Petrobras, de uma imensa reserva de gás no litoral brasileiro, que pode chegar a 80 bilhões de barris, pode acabar sendo prejudicial para a luta de Rondônia em ter seu gasoduto. O raciocínio de quem parte dessa premissa é que, agora com gás abundante a disposição, o governo voltaria as costas para projetos regionais. Há, contudo, quem veja a questão com otimismo em relação à batalha rondoniense pelo gás de Urucu. Neste tipo de análise, seria uma oportunidade única do Brasil somar a gigantesca descoberta com obras em diferentes regiões, podendo, com isso, se não acabar ao menos diminuir drasticamente nossa dependência em relação à Bolívia e seu inconstante governo. Não seria a hora, enfim, da Petrobras dar um basta aos constantes arroubos bolivianos? Se somar a produção que pode sair da nova reserva com o que Urucu produz - podendo, só ele, abastecer com folga os gasodutos de Manaus e Porto Velho - o Brasil daria um passo concreto, indiscutível e seguro em direção à auto-suficiência na produção deste tipo limpo e barato de energia. Seria uma espécie de grito da independência em relação aos nossos vizinhos, que têm usado o seu gás contra os interesses brasileiros. É claro que se pensar apenas ideologicamente - e há importantes figuras do governo do PT que já adoram Evo Morales, considerando-o como sendo da turma - será muito difícil que os interesses maiores do Brasil não caiam para um segundo plano. Mas se vingar a tese do que é bom para o nosso país, para seu povo, para que tenhamos segurança e tranqüilidade em relação ao gás que necessitamos tanto, o governo vai pensar é em livrar-se do tacão boliviano e crescer como nunca, dependendo apenas da sua própria produção. A descoberta da megareserva de gás no litoral de Santos - numa bacia que pode se estender até Santa Catarina - é um passo importante e uma vitória da Petrobras e do governo. Mas ela só será realmente vital na medida em que servir para que nos livremos dos altos custos, dos perigos políticos e das ameaças constantes a que somos submetidos quando apenas dependemos dos vizinhos para termos gás abundante. Investir também na distribuição do gás de Urucu para abastecer, com energia limpa e muito menos cara que o óleo diesel a dois grandes estados da região norte, torna-se, nesse raciocínio, um elemento crucial para o fim da nossa necessidade de estarmos de pires na mão pedindo ajuda para a Bolívia de Evo Morales. E acaba também com a idéia louca de construirmos um gasoduto desde a Venezuela de Hugo Chávez. *VEJA TAMBÉM: * Amazônia concentra maior número de casos de hepatite B no país * Anvisa suspende por 30 dias venda de anticoncepcional em todo o país
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS