*Os treinamentos de prevenção contra a dengue, ministrados aos Agentes Comunitários de Saúde, que acontecem desde quinta-feira, no Centro de Treinamento Marizete Mendes de Oliveira, também servem de prevenção ao combate e controle da Malária.
*Nos últimos quatro meses, segundo explicou Ana Viana, coordenadora do PACS e do Programa Saúde da Família em Vilhena, foram detectados 90 casos da doença, fato que não acontecia desde 1995.
*Os focos foram detectados num acampamento localizado no distrito de São Lourenço, há 80 quilômetros da cidade de Vilhena.
*As ações de combate, normalmente, são feitas por Agentes de Endemias, mas, dessa vez, Agentes Comunitários de Saúde também estão sendo capacitados para combater a doença. “As palestras ministradas no treinamento tem o intuito de inserir o Agente Comunitário de Saúde no combate à Malária. É importante estar preparado para identificar novos focos – se houver - e combatê-los. A Secretaria Municipal de Saúde, através do Secretário Municipal Zacarias Donadon, está dando o maior incentivo aos profissionais de saúde”, comentou Ana Viana.