Liberado edital para construção do presídio federal de Porto Velho

Liberado edital para construção do presídio federal de Porto Velho

Liberado edital para construção do presídio federal de Porto Velho

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

*O Ministério da Justiça, por meio do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), publicou no Diário Oficial da União desta quinta-feira (03) o aviso de licitação para contratar a empresa que será responsável pela construção do presídio federal de Porto Velho. A penitenciária de segurança máxima será construída no Km 45,5 da BR 364, sentido Porto Velho (RO) Rio Branco (AC). *A construção de presídios federais obedece a uma determinação da Lei de Execução Penal, de 1984, que não foi cumprida por nenhum outro governo. Para a criação do Sistema Penitenciário Federal, o governo Lula prevê a construção de cinco Penitenciárias de Segurança Máxima Especial. As duas primeiras, em Campo Grande (MS) e Catanduvas (PR), já alcançaram 80% de execução física e estarão prontas no final deste ano. As obras do presídio de Mossoró (RN) começaram no último dia 31. No próximo mês, será publicado o edital de licitação do presídio de Viana (ES). *Segundo o Secretário Adjunto da SEAPEN-RO, Juarez Barreto Macedo Júnior, “conseguimos sensibilizar o Depen acerca da necessidade da construção deste presídio em nosso Estado e o Governador providenciou rapidamente a contra-partida, doando um terreno adequado para esta finalidade, atendendo as exigências do órgão federal”. *Após inúmeras dificuldades durante os trâmites para a doação do terreno ao Governo Federal, é com muita satisfação que recebemos a notícia do Ministério da Justiça acerca do edital para construção deste importante presídio, que ajudará a amenizar os problemas de superlotação de nosso Sistema Penitenciário. *A SEAPEN informou ainda que várias outras obras de reforma, ampliação e construção estão em trâmite e que nunca foram criadas tantas vagas no Sistema Penitenciário como na administração do Governador Ivo Cassol. *As penitenciárias federais vão abrigar criminosos de alta periculosidade, que comprometam a segurança dos presídios estaduais ou possam ser vítimas de atentados dentro destes. O objetivo do governo é, ao mesmo tempo, garantir um isolamento maior dos chefes do crime organizado e aliviar a tensão no sistema carcerário estadual. Livres dos indivíduos mais perigosos, o poder local poderá dar maior atenção à recuperação do restante da população carcerária, bem como da reinserção social do preso depois do cumprimento da pena.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS