O reitor da Universidade Federal de Rondônia (Unir), professor Januário Amaral, reuniu-se ontem (30) à tarde com alunos e professores do campus de Rolim de Moura. Pró-reitores e também o diretor do campus de Rolim de Moura, professor Francisco Moreira, participaram da reunião.
O objetivo da visita foi discutir a pauta de reivindicações dos alunos dos cursos de agronomia e pedagogia, que estavam em greve desde o dia 22 de outubro. A visita ao campus ficou acertada na última quinta-feira como uma das condições para a desocupação do prédio.
O reitor e os alunos discutiram questões como a infra-estrutura de salas de aulas e laboratórios, atividades de ensino e pesquisa, e também a implantação da Universidade Aberta do Brasil (UAB) no campus de Rolim de Moura.
Junto com o diretor do campus, Januário anunciou uma série de medidas para melhorar a infra-estrutura das instalações dos cursos de agronomia e pedagogia, como por exemplo, a reforma da casa do estudante, do curso de agronomia, reforma da sala dos professores e também a construção da biblioteca do campus de Rolim de Moura.
Sobre a implantação da UAB em Rolim de Moura, o reitor explicou que se trata de um convênio firmado entre o Ministério da Educação (MEC) em conjunto com as universidades federais e os municípios. “A proposta foi apresentada e o campus de Rolim de Moura aderiu voluntariamente. Assim, não há como o curso não ser realizado. Caso o campus de Rolim não queira sediar o pólo, a Prefeitura assumirá”, explicou o reitor.
Após a reunião, os alunos deliberam, em assembléia, pelo fim da greve. Januário fez uma avaliação positiva da reunião, lembrando que a reitoria da instituição está sempre aberta ao diálogo com todos os segmentos da instituição.
*
VEJA TAMBÉM:
*
Amigos da EFMM protestam contra as obras no Cemitério da Candelária
*
Artesanato de Rondônia vai investir em associativismo até 2009