De janeiro à outubro Hospital de Base realiza mais de 11 mil atendimentos a gestantes

De janeiro à outubro Hospital de Base realiza mais de 11 mil atendimentos a gestantes

De janeiro à outubro Hospital de Base realiza mais de 11 mil atendimentos a gestantes

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

*O Governo do Estado de Rondônia realizou 11.776 procedimentos obstétricos na maternidade do Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro (HB), do inicio do ano, até o último dia 22 de outubro. Os serviços envolveram partos normais e cesárias, drenagens, curetagens, laqueaduras, cateterismo e curativos. A unidade realizou em média, mais de 1100 procedimentos mensalmente. *A maioria dos atendimentos é de baixa complexidade e oriundos de Porto Velho. Mesmo com a inauguração da maternidade municipal da Capital os postos de saúde da prefeitura e até a própria maternidade, continuam encaminhando gestantes para o HB. Somente no período de funcionamento da unidade da prefeitura, entre os meses de julho a outubro, o hospital de Base, fez aproximadamente 900 partos. *Segundo dados do HB, apenas 20 % dos atendimentos deveriam ser tratados pelo Estado por apresentarem gestação de alto risco. O restante dos casos, deveriam ser atendidos pela maternidade do município, pois são gestações de baixo risco. De julho a outubro, o HB realizou 166 curetagens uterinas. A curetagem é um serviço de baixa complexidade, e também deveria ser realizado pela maternidade municipal. *“O trabalho de alta complexidade é responsabilidade do Estado e envolve requisitos como idade, condições de saúde, patologias apresentadas durante pré-natal e doenças sexualmente transmissíveis e congênitas. O atendimento de alto risco, que é nossa obrigação, está sendo feito”, explicou Milton Moreira, secretário de Estado da Saúde. *Maternidade totalmente climatizada - O governo do Estado está reformando a maternidade do HB. “O trabalho abrange toda a estrutura física do local e troca de mobiliário. A maternidade também será totalmente climatizada. A expectativa é que em 20 dias as obras já estejam concluídas. O atendimento de alto risco será feito em um setor próprio, adequado e principalmente humanizado”, disse Amado Rahhal, diretor do HB. *A maternidade do HB oferece 35 leitos (berçário) para atendimento a recém-nascidos e 15 leitos de Unidades de Terapia Intensiva neonatal (UTIs). O local também realiza toda a vacinação necessária, teste do pezinho e orelha, registro de nascimento e casa de apoio a gestantes. O centro atende com equipes de plantão 24 horas, formadas por 03 obstetras, 01 pediatra, 01 anestesista, 03 enfermeiros e 20 auxiliares de enfermagem. *VEJA TAMBÉM: * TCU apura irregularidades em Furnas * Presidente da Funasa reuni-se com prefeitos e anuncia liberação de recursos
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS