*O governo do estado, por intermédio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), implantou nessa semana no Núcleo do Meio Físico, o Sistema de Informações de Águas Subterrâneas (Siagas) com o objetivo de compartilhar os dados e informações de águas subterrâneas, em parceria com a CPRM e o Serviço Geológico do Brasil.
*A iniciativa, conforme informou o secretário da Sedam, Augustinho Pastore, permitirá o melhor aproveitamento dos recursos hídricos subterrâneos existentes em Rondônia, através de poços tubulares e outros tipos de captação. Por outro lado, a disponibilização desta ferramenta subsidiará o desenvolvimento de técnicas e ações que visem a avaliação, proteção e a preservação da água subterrânea, de modo a garantir sua oferta em quantidade e qualidade.
*De acordo com o governador Ivo Cassol, “agora com a implantação do Siagas poderemos determinar com mais exatidão os locais mais adequados para a perfuração de poços e, também prevenir a contaminação das águas”.
*O Siagas é um cadastro nacional de poços, de uso público e irrestrito, essencial para a gestão das águas subterrâneas. É composto de três módulos: programa de entrada de dados, desenvolvido pela CPRM, de uso público e irrestrito; programa de divulgação e consulta na internet; e um programa de análise e interpretação de dados, permitindo que os gestores estabeleçam os seus próprios mecanismos de gestão.
*Para finalizar, Pastore disse que o banco de dados contém ainda informações sobre seção de perfuração, bombeamento do teste, recuperação do teste de bombeamento, parâmetros inorgânicos e orgânicos das amostras de solo dos poços cadastrados, o que irá certamente contribuir com a qualidade da água subterrânea do estado.