Seplan/CNPq selecionam oito projetos de pesquisa da Unir

Seplan/CNPq selecionam oito projetos de pesquisa da Unir

Seplan/CNPq selecionam oito projetos de pesquisa da Unir

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Oito projetos de pesquisa da Universidade Federal de Rondônia (Unir) foram selecionados pelo Programa Primeiro Projetos (PPP). No total, 14 projetos foram contemplados pelo programa. Oito são de pesquisadores da Unir, quatro da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) de Rondônia e dois do Instituto de Pesquisas em Patologias Tropicais de Rondônia (Ipepatro). O PPP é uma parceria entre a Secretaria de Estado do Planejamento e Coordenação Geral (Seplan) de Rondônia e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT). Segundo o gerente de Ciência, Tecnologia e Inovação da Seplan, Francisco Maciel, o objetivo do programa é dar suporte à fixação de jovens pesquisadores incentivando a criação de novos grupos de pesquisa em quaisquer áreas do conhecimento. Maciel explica que só puderam concorrer ao edital professores com o título de doutor obtidos há menos de dez anos. O PPP prevê o financiamento de projetos em até R$ 30 mil. Esse valor poderá ser empregada pelos recém-doutores na aquisição, instalação, modernização, ampliação ou recuperação da infra-estrutura de pesquisa científica e tecnológica nas instituições públicas de ensino superior e/ou de pesquisa. O pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa da Unir, professor Dorisvalder Dias Nunes, diz que o programa é uma oportunidade para que os jovens doutores criem seus grupos de pesquisa. “Com o passar do tempo, esses pesquisadores irão concorrer a editais maiores de outras agências de fomento à pesquisa e contribuirão cada vez mais para o fortalecimento e aperfeiçoamento das pesquisas desenvolvidas na Unir”, explica Dorisvalder. Indagado pelo fato de a Unir ter tido 8 projetos aprovados dos 14 selecionados pela Seplan/CNPq, o professor diz que esse número é um reflexo da qualificação dos professores da instituição que, nos últimos anos, teve um crescimento considerável do número de doutores e, agora, estão assumindo o compromisso e a responsabilidade de impulsionar a pesquisa na região Amazônica.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS