Futuros engenheiros aplicam conhecimentos de sala de aula na construção de pontes de macarrão
O espaguete foi o ingrediente principal de uma animada disputa que aconteceu na FARO na última quarta-feira. Não trata-se de um concurso de culinária e sim uma competição de pontes feitas com macarrão, o que já é tradição nacional do curso de Engenharia Civil.
O evento chamou a atenção do meio acadêmico e os grupos participantes ganharam até torcida. Concorreram 8 pontes, que foram testadas uma a uma. Cada peso pendurado na ponte gerava euforia no público que assistia. O grupo Neth Construções venceu, a ponte suportou 140,100 Kg. Número que surpreendeu até os integrantes do grupo. Agora eles vão se preparar para participar da competição nacional, em Curitiba. “Nós queremos construir uma ponte que agüente em torno de 200 Kg, nosso objetivo é quebrar o recorde nacional, que hoje é 156 Kg”, afirma um dos integrantes do grupo vencedor, Napoleão Leão.
Um grupo de adolescentes do Colégio Pitágoras, formado por Marco Antônio do 2º ano do Ensino Médio, André Felipe da 6ª série, Marco Antônio e Matheus Paranhos da 8ª série, participou também da disputa. O objetivo foi vivenciar uma nova experiência, estar entre os acadêmicos de Engenharia Civil e competir com eles. Na classificação geral o grupo ficou em terceiro lugar.
O coordenador do evento, professor Ivonei Ottobelli, fez um balanço da atividade. “Os objetivos foram cumpridos, nós conseguimos o envolvimento dos acadêmicos, professores e funcionários da FARO e agora o próximo passo é inscrever nosso grupo na competição nacional, já que a FARO é a única faculdade de Rondônia que oferece Engenharia Civil”, afirma.